JUFRA de Bebedouro/SP e de Ribeirão Preto/SP celebram juntos o dia dos Jufristas

Neste dia 06 de março em que a Família Franciscana celebra Santa Rosa de Viterbo, padroeira da JUFRA, a Juventude Franciscana de Ribeirão Preto/SP e de Bebedouro/SP celebraram juntos o seu dia.

Iniciaram o encontro às 9h com a Celebração da Santa Missa que foi Presidida por Frei Israel Costa Cardoso, OFM, na Matriz Paroquial de Santo Antônio Maria Claret e Frei Galvão. Nesta, contou-se também com a presença dos Assistentes Espirituais das duas fraternidades: Frei Suelton Costa de Oliveira, OFM (Bebedouro/SP) e Frei Lucas de Oliveira Santos, OFM (Ribeirão Preto/SP).

Após a celebração da eucaristia, os irmãos e irmãs se reuniram para um momento de dinâmicas e de entrosamento entre si. Em seguida, almoçaram e nesta contaram com a presença de toda a Fraternidade dos Frades de Ribeirão Preto/SP.

Uma mensagem foi refletida e lida na qual reflete a espiritualidade da Fraternidade da Juventude Franciscana e que disponibilizamos por ser tão verdadeira e motivadora para cada um e cada uma que abraça essa vida e pretende conhecê-la.

Eis o texto:


“SER JUFRISTA”

Ser Jufrista é recordar! O que dizer de um dia que remete a tantas recordações… Recordações pessoais, coletivas, de perto, de longe, tranquilas e até um tanto turbulentas… Mas sempre fraternas!

Ser Jufrista é lembrar na pele! São memórias que renascem e que nos fazem sentir o calor de um abraço de um irmão/irmã que talvez já nem faça parte da fraternidade; o frio da manhã quando é preciso acordar cedo para os eventos “Jufrais”; o cheiro do café da mãe de uma irmã da fraternidade; o som de um pássaro que cantava em um retiro; o gosto da comida nas confraternizações; as cores e a criatividade na confecção das camisas que identificam nossa JUFRA local.. todos os sentidos ficam aguçados com essas memórias que esse dia suscita.

Ser Jufrista é recomeçar! É certo que por mais que saibamos e tentemos seguir nossos ideais, sempre nos deparamos com momentos em que o cansaço, as frustrações, a correria do dia-a-dia nos desmotiva a continuar. Aí a gente lembra: Pouco ou nada fizemos, vamos recomeçar… E tudo se renova! Buscamos uma força que parece brotar lá do fundo da gente e vai crescendo, crescendo e quer sair de nós, não cabe em nós. Sentimos a necessidade de dividir com os irmãos e irmãs e contagiar todo mundo. Isso é ser Jufrista!

Ser Jufrista é encarar desafios! Quantos de nós nunca se imaginou em um serviço na fraternidade e quando se deu conta já fazia parte de uma equipe regional, nacional… Se isso ainda não aconteceu com você, meu irmão e minha irmã, prepare-se!

Ser Jufrista é conhecer o outro! É perceber a unidade nas diferenças. Lembremo-nos do irmão que faz uma ata como ninguém; daquele que sempre chega atrasado, mas que alegra a turma toda; do irmão que toca; da irmã que canta e encanta; daquele que está sempre disposto a ajudar; daquela que sempre tem uma palavra a dizer…

Nossa fraternidade é linda!

Ser Jufrista é sair em missão! Nossos trabalhos nas Jornadas de Direitos Humanos, nossas manifestações nos Gritos dos Excluídos, nossas mobilizações em tantos projetos, nossas orações em cada campanha, nossa participação nos eventos da JUFRA desde os encontros na fraternidade, passando pelos congressos regionais e nacionais até internacional. Quanto pé na estrada, hein?! Quanta luta!

Ser Jufrista é ser vigilante! Não tem nada mais cansativo que ficar horas aprovando estatuto e concluindo pautas até tarde nos encontros por aí a fora… Formadores que viram madrugadas preparando encontros e irmãos que mandam mensagens às três da manhã pra desejar um feliz dia do Jufrista! Equipes que ficam horas em reuniões para que tudo saia certo nos materiais e nos encontros da JUFRA. Mas tudo vale a pena… Pois aquilo que fazemos com amor não nos enfraquece, ao contrário, nos acrescenta.

Ser Jufrista… é algo tão peculiar, mas também tão simples. Tão pessoal e também tão grupal. E a cada momento, a cada vivência, nos definimos de maneira própria, singular. E pra você? O que é ser Jufrista? Pense nisso! Que nesse dia possamos nos reconhecer com tudo que somos, com tudo que temos como jovem franciscano. E que com nosso jeito de ser possamos transformar o mundo a nossa volta!”

Gleice Francisca


Imagem Ilustrativa (Fonte): Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

Viva Santa Rosa de Viterbo! Viva os jufristas! Parabéns!

PAZ e BEM!

Frei Suelton Costa de Oliveira, OFM (Assistente da JUFRA – Bebedouro/SP)