Frei Lucas Oliveira, OFM professa solene na Ordem dos Frades Menores

Franca (SP) – No ano em que a Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus completou os seus 75 anos de presença em terras paulistas e mineiras, a Fraternidade Custodial se rejubila de alegria e agradece a Deus pela vida e vocação do confrade Frei Lucas de Oliveira Santos, OFM, que na noite desta última sexta-feira (29), na Paróquia São Judas Tadeu, em Franca/SP, professou solene os votos de obediência, sem nada de próprio e castidade na OFM (Ordem dos Frades Menores).

Tendo escolhido o lema: “Nada de vós retenhais para vós mesmos, para que totalmente vos receba quem totalmente se vos dá”, a celebração eucarística foi presidida pelo Custódio, Frei Fernando Aparecido dos Santos, OFM e contou com a presença de vários frades da Fraternidade Custodial, bem como religiosos e religiosas, familiares e amigos de Frei Lucas, OFM.

Em sua homilia, Frei Fernando, OFM recordou a importância deste dia na vida do professando: “[…] hoje é um dia de festa, de alegria, de entrega. É o dia que você levará à maior plenitude a sua consagração batismal, respondendo ao chamado divino. Você se entregará totalmente a Deus, sumamente amado, pela profissão da Obediência, da Pobreza e da Castidade, que deverá ser vivida segundo o espírito de São Francisco. Você contrairá uma aliança com Deus e sua vida se tornará por toda a existência um sacrifício oferecido a Deus, na caridade!”

O Custódio ainda complementou: “[…] você abraça o Cristo na Cruz a exemplo de São Francisco nos menores e sofridos do nosso tempo como o seu maior tesouro. Assim também você abraça conosco a vida em fraternidade e minoridade na Ordem dos Frades Menores com o espírito de oração e devoção, missão e contemplação, dentro da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus. Esta fraternidade, a nossa fraternidade, não é perfeita, mas te acolhe como um dom, um grande presente, especialmente, neste ano jubilar. Você, com os seus dons, vem para enriquecer-nos a todos nós e para caminharmos juntos, santificando-nos na doação generosa ao povo de Deus e na vida em fraternidade!”

Natural de Afonso Cláudio/ES, Frei Lucas Oliveira, OFM adentrou para o processo formativo na Custódia no ano de 2015. Fez o noviciado no ano de 2017 e professou os primeiros votos no dia 03 de janeiro de 2018, em Catalão/GO. Residiu em Marília/SP, onde deu início aos estudos teológicos. Realizou o seu Ano Apostólico no território Custodial, residindo no Convento Santa Maria dos Anjos, em Franca/SP. Na oportunidade, trabalho com zelo na propagação do PVF (Pró-Vocações Franciscanas). Atualmente reside na Fraternidade Santo Antônio Maria Claret e Frei Galvão, em Ribeirão Preto/SP.

Repleta de emoção e alegria, Frei Lucas, OFM agradeceu a presença de todos, presentes fisicamente ou pelos meios virtuais. Frei Alef Henrique Pavini, OFM, secretário custodial, fez a leitura da Benção de São Francisco, enviada pelo Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei Massimo Fusarelli, OFM e que foi entregue pelo Custódio ao recém-professo. Após, leu também a Ata da Profissão Solene, registrando este momento ímpar na história da Fraternidade Custodial e sobretudo na vida e vocação deste irmão.

Gratos a Deus pela vida, vocação e consagração de Frei Lucas Oliveira, OFM, a Fraternidade Custodial radiante está por este irmão, agora consagrado definitivamente ao Senhor, pois abraçou a radicalidade do batismo em sua vida para sempre. Que nossa mãe Maria, junto do seráfico pai, interceda por este confrade, ajudando-o a perseverar neste belíssimo propósito.

Fraternamente,

Equipe de Comunicação