Frei César Külkamp, OFM é eleito Definidor Geral para a América Latina

Frei César Külkamp, OFM é frade brasileiro, Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

Neste dia 15 de julho de 2021, quando a Ordem dos Frades Menores celebra a festa litúrgica de São Boaventura de Bagnoregio (1217-1274) e a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil celebra seus 346 anos de existência, o seu Ministro Provincial, Frei César Külkamp, foi eleito para servir como Definidor Geral para a América Latina.

A eleição de Frei César aconteceu no 13º dia do Capítulo Geral (15/7), em andamento no Colégio Internacional São Lourenço de Brindisi, em Roma. Foram eleitos, além de Frei César, mais 7 Definidores que vão representar a Ordem dos Frades Menores mundialmente.


GOVERNO ELEITO DA ORDEM DOS FRADES MENORES

Ministro Geral: Frei Massimo Fusarelli
Vigário Geral: Frei Isauro Ulises Covili Linfati

DEFINITÓRIO GERAL
Definidores para América Latina – Frei César Külkamp e Frei Joaquin Echeverry
Definidor para África/Oriente Médio – Frei Victor Luis Quematcha
Definidor para Ásia/Oceania – Frei John Wong
Definidor para Europa Central – Frei Albert Schmucki
Definidor para Europa Anglófona – Frei Jimmy Zammit
Definidor para Região Ibérica/Itália/Albânia – Frei Cesare Vaiani
Definidor para Região Eslávica – Frei Konrad Cholewa


Frei César é natural de Ituporanga, onde nasceu no dia 26 de maio de 1969. É filho de Reinilda e Fredolino Külkamp. Vestiu o hábito franciscano na Ordem dos Frades Menores em 11 de janeiro de 1988 e se tornou professo solene em 24 de setembro de 1993. Foi ordenado presbítero no dia 16 de dezembro de 1995.

Frei César formou-se em Filosofia, pelo Instituto Filosófico São Boaventura e Universidade São Francisco, e Teologia, pelo Instituto Teológico Franciscano (ITF) e Pedagogia na Universidade Católica de Petrópolis (UCP), títulos obtidos em 1995. Depois concluiu, em 2000, o mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e a pós-graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Getúlio Vargas.

Aos 52 anos, Frei César tem uma história de dedicação à educação e à formação religiosa franciscana. Tanto que assumiu a direção pedagógica do Colégio “Canarinhos” de Petrópolis em 1994, onde ficou até o final de 2000. No final deste ano, foi transferido para Agudos, onde assumiu como reitor e orientador o Seminário Santo Antônio. Em 2003 foi eleito para o primeiro mandato como Definidor (2004-2006), assumindo também a função de secretário para a Formação e Estudos e vice-mestre no Postulantado Frei Galvão (Guaratinguetá).

No Capítulo Provincial de 2006, foi reeleito Definidor para o triênio 2007-2009.Em 2007, fez o curso de formadores da OFM, no mês de maio, em Roma, e deste ano até 2010, foi Secretário de Formação da CFMB. Acumulou as funções de guardião da Fraternidade de Rondinha e Secretário para a Formação e Estudos. Mas no Capítulo de 2009, ele seria mais uma vez confirmado como Definidor até o ano de 2012, também acumulando a função de Secretário para a Formação e Estudos e Mestre para os professos temporários no tempo de Teologia em Petrópolis.

No Capítulo de 2012, Frei César continuou como Secretário para a Formação e Estudos, assumindo também como guardião da Fraternidade do Sagrado, em Petrópolis. Foi Visitador Geral da Custódia Franciscana das Sete Alegrias em 2010 e 2014 e Secretário de Evangelização da CFMB de 2015 a 2018. Voltou a ser Visitador Geral, desta vez da Custódia São Benedito da Amazônia em 2016.

Em 2016 foi eleito novamente Definidor, mas ficou por pouco tempo no cargo, pois foi eleito Vigário Provincial. O Vigário anterior, Frei Evaristo Spengler, fora nomeado bispo. Frei César também desempenhou a função de Secretário da Evangelização antes de ser eleito Ministro Provincial, no Capítulo Provincial de 2018. Neste mesmo ano, em julho, Frei César foi eleito presidente da Conferência Brasileira dos Frades Menores, mandato que terminou no começo deste mês.

Moacir Beggo

Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil