Entre os dias 26 e 28 de novembro no corrente ano, aconteceu no Convento São Boaventura em Olímpia/SP, o retiro para os Frades de Profissão Temporária de nossa Custódia, sendo eles: Frei André Luis dos Santos, OFM, Frei Cristiano Nobre de Oliveira, OFM, Frei Paulo Henrique Castro Souza, OFM, Frei Vinicius Alves de Oliveira, OFM e Frei Vinícius Felipe Armani Pedro, OFM. O mesmo foi conduzido pelo Frei João Mário Machado, OFM da Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora (MT e MS).
Foram momentos de grandes indagações que levaram aos frades a “ouvir o que o Espírito diz ás Igrejas” (Ap 2,7), a relembrar “que na raiz de tal vida está uma experiência única de fé em um Deus que é só amor” (A vocação da Ordem hoje, Declaração do Capítulo Geral da OFM, Madri, 1973,nº5), a reconhecer que é “a partir da fraternidade que vive a forma do Santo Evangelho (Test4,14), e através do 1º capítulo do livro ‘O poder do Silêncio’ de Eckhart Tolle, silêncio e a calma, “sempre aceitar profundamente o momento como ele é”.
Conquanto a experiência de vivência dos Votos (Conselhos Evangélicos), no “observar o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo” (RB 1,1), Frei João Mário, OFM fez importantes momentos celebrativos, espirituais e motivacionais que ao serem pontuados nos evidenciou a importância e seriedade de nossa renovação da profissão religiosa, diante da realidade da Fraternidade Custodial, realidade eclesial e na nossa própria história vocacional.
Portanto, foi fundamental retirar-nos, observar-nos, refletirmos e aproximar-nos de Deus e de nós mesmos, para com serenidade e disponibilidade de coração e vocação, dizer o sim, para mais um ano na busca de viver a santidade através dos votos de Obediência, sem nada de próprio e Castidade na Ordem dos Frades Menores.
Esperamos assim, que o Espírito Santo, Ministro Geral da Ordem nos conduza nesta missão. Que Nossa Senhora dos Anjos proteja nossa vocação; e que Cristo seja sempre nossa centralidade, o Seráfico São Francisco nosso exemplo e irmão na glória de Deus Pai.
PAZ e BEM!
Frei André Luís dos Santos, OFM