“A sabedoria do Espírito amplia nossas fronteiras e nos ajuda a olhar para um horizonte mais amplo”: são as palavras com as quais o Ministro Geral, Frei Massimo Fusarelli, abriu o encontro anual do Definitório com os Ministros e Custódios provinciais, eleitos em os últimos dois anos. “Isso exige que amadureçamos, pessoalmente e com nossos irmãos, uma visão contemplativa da realidade, não apenas funcional e quase gerencial. Trata-se de exercer essa vigilância crente que está no coração da fé cristã e da nossa profissão de irmãos e menores”.
Tomando como ponto de partida os problemas e desafios que a Ordem enfrenta hoje, o Ministro convidou os participantes a ter um olhar de fé: “Aqui, em nossa vida e no serviço de lavar os pés de nossos irmãos, podemos descobrir a fonte de alegria de ser cada vez mais capaz de reconhecer o que o Senhor realizou entre nós, em nossos irmãos e em nossas Fraternidades em diversos níveis”.
A intervenção do Ministro foi seguida de um momento de perguntas e diálogo. Neste diálogo falaram da reestruturação da Ordem, do crescimento e envelhecimento de algumas províncias e da posição de algumas entidades perante os desafios que a sociedade de hoje coloca à Igreja.
O primeiro dia de trabalho terminou com a Celebração Eucarística em que se celebrou o onomástico do Ministro geral, presidida por Pe. Ignacio Ceja, Vigário Geral da Ordem. Durante sua homilia, o Vigário Geral destacou três aspectos importantes da vida dos apóstolos Pedro e Paulo, que são de grande ajuda para os novos ministros: a fé profunda no Senhor Jesus, a experiência viva de ser Igreja e o dinamismo da missão evangelizadora.
Nos dias seguintes, serão aprofundadas todas as áreas de serviço dos frades, desde a formação permanente e missionária até os escritórios de Justiça, Paz e Integridade da Criação, desde a gestão financeira das fraternidades até o acompanhamento dos frades em dificuldade. No próximo sábado também está previsto um dia espiritual com uma peregrinação no Vale do Rieti.
Da Conferência do Brasil e Cone Sul participam o Custódio Frei Fernando Aparecido dos Santos, OFM, desta Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, Frei Paulo Roberto Pereira, da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil; Frei Carlos Antônio da Silva Santos, da Província Franciscana do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil; Frei Hilton de Souza, da Província Franciscana de Santa Cruz; Frei Rogério Viterbo de Sousa, da Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora; e Frei Carlos Paz, da Província Santíssima Trindade do Chile.
Fontes: OFM / Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil