Aconteceu nesta última semana (01 a 07 de maio), o Iº Encontro Interprovincial dos Postulantes deste ano, envolvendo assim, as três entidades que compõem o Noviciado Comum em Catalão/GO, a saber: Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil (GO, TO e DF), Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora (MT e MS) e a Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus (SP e MG). O encontro foi realizado no Convento Santa Maria dos Anjos, em Franca/SP e contou com a participação de 18 jovens/rapazes Postulantes.
O encontro teve início no domingo (01) com a celebração do “Lucernário”, oportuna oração do tempo pascal; e logo em seguida houve um recreio fraterno, no qual fomos acolhidos por toda a fraternidade presente. Houve também a acolhida do guardião a todos os frades e formandos visitantes.
Na segunda-feira (02) fomos inseridos, de fato, na programação do encontro, como também com o espírito de oração proposto pela casa para tal momento. No decorrer do dia, houve também um momento de apresentação e partilha fraterna, entre nós postulantes, onde tivemos a oportunidade de conhecer um pouco da vida e do testemunho vocacional de cada irmão.
Durante a tarde aconteceu uma formação com a psicóloga Luciana, sobre dependência emocional, na qual pudemos ter contato com essa realidade tão presente na vida humana, e na oportunidade, tiramos dúvidas acerca do assunto proposto. Encerramos o dia com a oração das vésperas, seguida da celebração da Santa Missa presidida pelo Frei Eduardo, OFM, bem como de um delicioso jantar fraterno. Terminado o jantar, foi apresentado pelo Frei Alef Henrique Pavini, OFM, um pouco da história da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, entidade esta que nos acolheu durante estes dias.
Na terça-feira (03), a celebração das laudes, seguida da Santa Missa, presidida pelo Frei Janilson, OFM antecipou-nos o bom clima do dia que começava. Este terceiro dia foi marcado por um passeio magnífico, em uma chácara de um benfeitor da casa, onde conseguimos enxergar entre nós a interação de cada formando e conhecer um pouco mais a identidade de cada um, num ambiente pautado pelo respeito, aceitação, abertura e caridade mútua.
A quarta-feira (04), durante período matutino, seguimos a rotina habitual do convento; já no período vespertino tivemos a formação com as psicólogas Tassiana e Edimara, tendo como tema: “Um encontro com meu eu interior: Fagulha divina”. Como abordagem para a formação, fora escolhida pelas profissionais a forma de dinâmicas, favorecendo a leveza e o entrosamento do momento entre nós. Logo após a formação tivemos a celebração das vésperas que anteciparam a Santa Missa, celebrada nas intenções dos benfeitores e presidida pelo Custódio da entidade local, Frei Fernando Aparecido dos Santos, OFM. Em sua homilia, nos chamou atenção o seu convite a perseverança e fidelidade no dom da vocação Franciscana concedida por Deus. Aproveitando a presença do Custódio, fraternalmente tivemos um recreio de conclusão do dia.
Após as laudes da quinta-feira (05), presidiu para nós a Santa Missa o Frei Janilson, OFM. As orações diurnas já mencionadas antecederam a formação que tivemos com o Frei Wagner, OFM, cujo tema “A Sexualidade na Vida Religiosa Consagrada”, inseriu-nos no aperfeiçoamento daquilo que já sabíamos e desvendou-nos alguns tabus desse assunto pouco comentado no meio religioso e até mesmo estigmatizado.
Na noite deste mesmo dia tivemos um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, vivo e presente na Eucaristia, que fora conduzido pela equipe de liturgia, junto do Frei Alef, OFM. Foi-nos proposto também uma “Noite Cultural”, onde cada um teve a oportunidade de trazer a cultura presente no território e história de cada uma de suas entidades. Destacamos aqui o amplo espírito fraterno e respeitoso acerca de cada apresentação, como também o resgate da história de alguns frades memoráveis, já idosos ou falecidos, transpondo-nos um sentimento de gratidão pelo dom de suas vidas doadas em missão, para o bem de cada entidade representada.
Como de costume, iniciamos a sexta-feira (06) com as laudes, seguida da celebração da Santa Missa, que desta vez foi presidida pelo Frei José Aécio, OFM. A tarde tivemos a oportunidade de conhecer as duas comunidades paroquiais aos quais os frades estão presentes em Franca/SP, como também a Sede Custodial, onde fomos extremamente bem acolhidos pela fraternidade. O passeio findou-se com uma visita ao Mosteiro Cisterciense de Claraval/MG, que nos encantou com sua história e influência na região. Ao retornarmos para casa, em espírito fraterno, assistimos a um filme muito interessante, escolhido em comum acordo entre nós.
Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus (SP e MG)
Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora (MT e MS)
Província Franciscana do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil (GO, TO e DF)
No sábado (07) seguiu-se a rotineira organização dos horários, sendo iniciada pela oração das laudes antecipando assim, a Santa Missa que foi presidida pelo Frei João Boga, OFM e na qual admoestou-nos sobre a riqueza da vida fraterna, os perigos da ausência de fraternidade entre nós formandos e a importância de praticarmos o preceito franciscano da ajuda mútua entre os irmãos, sem nenhum ar de superioridade, fazendo-se todos menores. Tivemos a avaliação final do encontro logo após café, onde cada um de nós, participantes, tivemos direito de voz e nos manifestamos sobre o que vivemos intensamente nessa semana.
Num geral a avaliação foi magnanimamente positiva, com a qual acreditamos acarretar bons frutos para o futuro das entidades e consequentemente da Ordem. No período da tarde fizemos coletivamente a limpeza da estrutura física da casa. A noite encerramos este encontro com a mesma oração que o iniciou, o “Lucernário”. Turisticamente visitamos a Sé Catedral da Diocese de Franca/SP e sua, muito acolhedora praça central. Ao chegarmos em casa, com toda a fraternidade presente, celebramos um festivo recreio conclusivo desse Iº Encontro Interprovincial de Postulantes do ano de 2022.
Em diversos momentos, de todos os dias dessa semana, tivemos muitas oportunidades de entrosamento dentre as quais destacamos o trabalho, característica fundamental da espiritualidade franciscana e de enriquecimento tanto para o físico como também para o emocional e igualmente o psicológico. Houve ainda muitos outros momentos de vivência fraterna, os esportes foram um deles, no qual, cada um diante de suas próprias realidades esforçaram-se para participar ativamente. Durante as refeições, recreios, encontros fraternos e lanches da tarde a irmandade entre cada um de nós e o bom clima de respeito, consideração, abertura, cordialidade, elegância, solidariedade e fraternidade acentuaram a nós um verdadeiro espírito de franciscanismo adaptado a nossa etapa, nossas condições e a nossa realidade.
Ousamos dizer por todos os postulantes integrados nesse encontro o nosso: “ Louvado sejas meu Senhor”, por tudo aquilo que fez, faz e fará em nossas realidades, de forma muito especial, o dom de nossas vidas, o dom de nossa vocação franciscana, o dom da perseverança e fidelidade naquilo que o Cristo pobre, humilde e crucificado nos convida a viver e a celebrar.
Cabe aqui, de forma muito singela o nosso cordial agradecimento, em primeiro lugar ao Altíssimo e Gloriosíssimo Deus que tanto inspirou o nosso seráfico pai São Francisco de Assis. O fazemos também a todos os frades que nos acompanharam, auxiliaram e se fizeram presentes nesse momento tão significativo de nossa trajetória rumo a vida religiosa franciscana: Frei Fernando, OFM, Custódio da entidade que nos recebeu; Frei Eduardo, OFM, guardião da Fraternidade Local; Frei José Aécio, OFM, mestre dos postulantes e aspirantes da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus; Frei João Boga, OFM, vice-mestre dos postulantes e aspirantes; Frei Ademir, OFM (Frei Neco), colaborador conventual; Frei Alef Pavini, OFM, Secretário Custodial e residente na fraternidade; Frei Valdemilson, OFM, mestre dos postulantes da Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora; Frei Janilson, OFM mestre dos postulantes da Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil. Também a todos os postulantes que se abriram ao processo e o fizeram de forma voluntária por amor ao reino de Deus e seu Santo Evangelho. Ainda agradecemos a todos, que de longe ou de perto, se fizeram presentes em suas orações, que o Bom Deus derrame copiosamente sobre vós saúde, paz e bençãos do céu!
PAZ e BEM…
Elano Alves dos Santos (Postulante – Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil)
Nathan de Melo Brito Pires (Postulante – Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora)