A Conferência dos Ministros Provinciais do Brasil e do Cone Sul é uma entidade da Ordem dos Frades Menores, constituída pelos Ministros Provinciais e Custódios das Entidades da Ordem dos Frades Menores (OFM) presentes na Argentina, no Brasil, no Chile e no Paraguai.
O Ministro Geral, no dia 13 de maio de 2020, depois de suprimir a antiga Conferência do Cone Sul, passou suas três entidades para integrarem a CFMB que, por este fato, deixou de ter âmbito brasileiro e passou a denominar-se Conferência dos Ministros Provinciais do Brasil e do Cone Sul.
A Conferência é uma instância de representatividade, de comunicação e de colaboração, de modo a promover o bem comum da Ordem no Brasil e no Cone Sul, respeitando-se a autonomia de cada entidade, e tem por finalidades:
- A comunhão entre as entidades (Províncias e Custódias) em vista do bem comum dos frades e da missão e evangelização;
- Cooperação com o Ministro Geral e seu Definitório;
- Cooperação na formação inicial e permanente e na vida e missão dos irmãos;
- Ler os sinais dos tempos e das realidades onde os frades estão ou devam estar;
- Fomentar e cultivar o relacionamento e a cooperação com a hierarquia eclesiástica local, outros institutos religiosos e com a família franciscana.
- Favorecer o mútuo conhecimento e a comunhão fraterna entre os Ministros e Custódios da Conferência e entre as Províncias e Custódias, dentre outras finalidades.
Desta forma, por causa da pandemia e do Capítulo Geral em 2021, só agora a Conferência se reunirá em Assembleia, e que é chamada de Assembleia Ampliada. A Assembleia é a instância máxima de natureza deliberativa e consultiva, e é composta por todos os membros da Conferência, isto é, Provinciais e Custódios, e por ser ‘ampliada’, participarão vários outros frades que estão à frente das Secretarias e Serviços de cada entidade.
São 12 entidades participantes, sendo nove do Brasil, duas da Argentina e uma do Chile. Entre Provinciais, Custódios, Secretários para a Formação e Estudos, Secretários para as Missões e a Evangelização, Moderadores para a Formação Permanente, Coordenadores do Serviço de Animação Vocacional, Animadores da JPIC, Animadores da Pastoral Educacional, Definidor Geral, peritos e convidados, seremos 75 frades.
CUSTÓDIA: FRADES QUE IRÃO PARTICIPAR
Da nossa Fraternidade Custodial participarão os seguintes frades:
- Frei Fernando Aparecido dos Santos, OFM – Custódio
- Frei Valdemir Nelo Rufino, OFM – Secretário para a Formação e os Estudos
- Frei Lucas Lisi Rodrigues, OFM – Secretário para as Missões e Evangelização
- Frei Eduardo Augusto Schiehl, OFM – SAV (Serviço de Animação Vocacional)
- Frei João Paulo Gabriel Mendes de Moraes, OFM – JPIC (Justiça, Paz e Integridade da Criação)
- Frei José Aécio de Oliveira Filho, OFM – Membro da Comissão de Liturgia
Assembleia iniciará na noite da segunda-feira, dia 21 de março e se estenderá até no almoço da sexta-feira (25). O local será a Casa de Encontros, Eventos e Hospedagens das Irmãs da Sagrada Família no Ipiranga, em São Paulo/SP. A programação é exigente por todo o trabalho que deverá ser feito nestes dias. Cada serviço terá os seus momentos para reflexão, trabalhos e encaminhamentos como também teremos os momentos de reflexão e trabalho em conjunto.
É a primeira Assembleia da Nova Conferência e será realizada bilíngue, isto é, desenvolvendo-se no português e no espanhol, tanto nas reflexões e trabalhos quanto na liturgia.
A nossa expectativa enquanto organização da Assembleia é que tudo corra bem, especialmente neste tempo em que vamos vencendo o COVID-19, e que seja um tempo bastante fecundo para as nossas entidades e serviços que, aos poucos, vão retomando a missão e a evangelização de forma presencial. Com a nova organização, os serviços ficaram sem referências e muitos projetos foram prejudicados, seja por este motivo ou pela pandemia. A Assembleia quer e precisa ser este impulso para a retomada da missão e evangelização, considerando a formação e a animação vocacional. Todos estes aspectos da nossa vida de ora em diante serão pensados e assumidos, considerando o além Brasil, o Cone Sul (Paraguay, Argentina e Chile).
A Assembleia se incumbe primeiramente de mútuo conhecimento, considerando o caminho feito pelas extintas Conferências, a do Brasil e a do Cone Sul, e agora o novo caminho que já vem fazendo a nova Conferencia Brasileña y Cono Sur desde 2020 em modo virtual; depois, a organização das Secretarias e Serviços com os novos Secretários, Coordenadores, projetos e prioridades para o triênio.
Tudo isso deverá acontecer com as devidas eleições dentro da Assembleia, inclusive com os Ministros que deverão assumir a animação da Conferência no triênio. Do Governo Geral, teremos a presença em forma remota on-line do Ministro Geral, Frei Massimo Fusarelli, OFM, e dos Secretários Gerais: para a Formação e Estudos, Frei Darko Tepert, OFM; para as Missões e a Evangelização, Frei Francisco Gómez Vargas, OFM e do Animador da JPIC, Frei Jaime Campos, OFM. O Definidor Geral, Frei César Külkamp, OFM, estará presencialmente conosco.
O lema escolhido é muito pertinente para o momento que estamos vivendo com a nova realidade da Conferência, consonante com o Capítulo Geral celebrado no ano passado e cheio de perspectivas e esperança para este tempo pós-pandemia.
Pela Comissão Preparatória,
Frei Fernando Aparecido dos Santos, OFM
Custódio – Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus