Visitador Geral foi acolhido pela Fraternidade de Marília/SP para a Visita Canônica

Visitador Geral com a Fraternidade de Marília/SP | (Da esquerda para a direita: Frei Cristiano, OFM, Frei Joaquim, OFM, Frei Wanderley, OFM, Frei Roberto, OFM – Guardião e Frei Alef, OFM

Foi com alegria que nós, frades da Fraternidade Nossa Sra. de Fátima de Marília/SP, à saber: Frei Roberto Luiz dos Santos, OFM (Guardião, Pároco e Formador), Frei Joaquim Camilo Alves, OFM (Vigário Local e Paroquial, Vice-Formador e Ecônomo), Frei Alef Henrique Pavini, OFM e Frei Cristiano Nobre de Oliveira, OFM, acolhemos durante estes dias (4 a 9 de junho) o Visitador Geral, Frei Wanderley Gomes de Figueiredo, OFM, para a Visita Canônica em vista do Capítulo Custodial que acontecerá em novembro próximo, em Brodowski/SP.

Frei Wanderley, OFM chegou na tarde da sexta-feira (04) e foi recebido pelos frades da fraternidade local. À noite, realizamos um recreio festivo de acolhida, partilhando e celebrando a vida em Fraternidade.

Jantar de acolhida do Visitador Geral

Durante a manhã de sábado (05), Frei Alef, OFM levou o Visitador até a Fraternidade de Garça/SP para a celebração e finalização de alguns detalhes da Visita Canônica, já realizada (15 a 20 de maio). Contudo, durante a semana de visita houveram reuniões dos conselhos (Custodial e Formação) na mesma fraternidade, não permitindo a celebração do Capítulo Local.

Retornamos para o almoço na Fraternidade de Marília/SP e a parte da tarde foi dedicada para conversa do Visitador com o Frei Joaquim, OFM. Às 19h Frei Wanderley, OFM presidiu a celebração eucarística junto da Fraternidade Local e da comunidade paroquial. No ensejo agradeceu e pediu desculpas: “Obrigado por acolherem a todos os frades já passaram por aqui e os que hoje estão convosco. Desculpem-nos por nossas falta e limitações! Contamos sempre com as vossas orações!”.

A manhã do domingo (06), deixamos livre para as celebrações e apreciamos um almoço muito bem preparado pelo confrade, Frei Cristiano, OFM. A parte da tarde ficou destinada para a conversa do mesmo com o Visitador Geral. Ao término da conversa, Frei Wanderley, OFM ficou livre, onde colocou os dons culinários à serviço dos confrades, conforme pediu. Após os compromissos do dia, celebramos o recreio fraterno preparado pelo Visitador, contando com a presença da Fraternidade de Garça/SP.

Fraternidades de Marília/SP e Garça/SP celebrando o recreio fraterno

Na segunda-feira (07) pela manhã, Frei Wanderley, OFM junto com o Frei Joaquim, OFM (Capelão das Clarissas), foram celebrar a santa missa no Mosteiro Maria Imaculada de Marília/SP, mosteiro das Clarissas. Após a celebração, o Visitador fez um breve encontro com elas, onde partilharam a vida e falaram sobre a presença e assistência dos frades. A parte da tarde ficou reservada para a conversa particular com o Frei Alef, OFM. 

Às 20h30 aconteceu de maneira remota (via meet), a reunião do CPP (Conselho de Pastoral Paroquial), onde as lideranças da paróquia partilharam a vida da comunidade e relataram um pouco sobre a presença dos frades.

Reunião do CPP (Conselho de Pastoral Paroquial)

Durante a visita, houve também um momento com Dom Luiz Antônio Cipolini, Bispo Diocesano de Marília/SP, da qual as Fraternidades de Marília/SP e Garça/SP fazem parte. Este momento aconteceu na manhã da terça-feira (08), onde o Visitador Geral pôde ouvir um pouco sobre a presença dos franciscanos menores nesta porção do povo de Deus. Na parte da tarde Frei Wanderley, OFM conversou com o guardião, Frei Roberto, OFM. Às 19h30, aconteceu o encontro com a OFS (Ordem Franciscana Secular), Fraternidade Monte Alverne de Marília/SP e também com representações da Fraternidade Santa Isabel da Hungria de Pompeia/SP que está sendo acompanhada, porém ainda não oficializada.

No último dia da visita (09), Frei Wanderley, OFM presidiu celebração eucarística na capela interna da fraternidade e após, realizou um Capítulo Local. Na oportunidade, leu o relatório da Visita Canônica e ao término, tomamos um café festivo e nos despedimos. O Visitador Geral seguiu para a última fraternidade à ser visitada, a Fraternidade do Convento Santa Maria dos Anjos de Franca/SP.

Fraternidade de Marília/SP com o Visitador Geral após o Capítulo Fraterno

Agradecemos a presença fraterna de Frei Wanderley, OFM entre nós e suplicamos as bençãos de Deus sobre ele, para que possa continuar desempenhando com êxito este serviço em prol de nossa Custódia e de toda a Ordem dos Frades Menores.

Fraternalmente,

Fraternidade – Marília/SP

2º Episódio da série realizada pela Fraternidade Missionária de Capaccio/Itália sobre a história do Convento Santo Antônio

Frei Alef Pavini, OFM é ordenado diácono em Marília/SP

17º Domingo do Tempo Comum: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”

Chega ao término, o “Tríduo Vocacional” em preparação para a Ordenação Diaconal de Frei Alef Pavini, OFM

Frei Manoel, OFM: “Cultive a espiritualidade e a constante busca de reinventar-se na medida em que vão surgindo os desafios, neste seguimento de Cristo!”

Franciscanos iniciam o Tríduo Vocacional em preparação para a Ordenação Diaconal de Frei Alef Pavini, OFM

Ministro Geral pede diálogo fraterno permanente e apoio mútuo

Os últimos encaminhamentos do Capítulo Geral