Teresina/PI – Com o dia marcado com visitas aos enfermos e luau com os jovens, amigos e conhecidos do recém-professo, os frades reunidos em Teresina/PI, vivenciaram nesta sexta-feira (27), o 2° dia do Tríduo Vocacional em ação de graças pela Profissão Solene de nosso confrade, Frei João Paulo Gabriel Mendes de Moraes, OFM, realizada em Olímpia/SP no último dia 23 de abril.
Na parte da manhã, os frades e alguns leigos foram conduzidos para a Paróquia Nossa Sra. de Lourdes (Bairro Vermelha), onde após a divisão dos grupos, iniciou-se as visitas aos enfermos das comunidades pertencentes a referida paróquia.
Com o calor de Teresina/PI, todos foram acolhidos com muita alegria e afeto em cada casa pela qual passaram, rezaram e que puderam ouvir as partilhas de vidas, bem como experiências inigualáveis, corroborando também para o crescimento de cada frade e leigo que se dispôs a estar a serviço.
Terminadas as visitas, os missionários foram dirigidos para a casa paroquial, onde o Pe. Antônio Cruz acolheu com um delicioso almoço. Na mesa partilharam a vida e vocação, dádiva viva e presente nesses dias na terra da cajuína.
Durante a tarde, houve uma pausa para um breve descanso e as 16h30 partiram para o Convento São Raimundo Nonato de Teresina/PI, fraternidade pertencente à Província Franciscana da Assunção de Nossa Senhora, que abrange os estados do Maranhão e Piauí. Foram acolhidos pelos frades da fraternidade local, Frei Adolfo Temme, OFM e Frei Francisco Heleno Moreira, OFM, com um café da tarde, recheado de acolhida e fraternidade.
As 18h aconteceu a celebração eucarística do 2° dia do Tríduo Vocacional, presidida pelo Frei Eduardo Augusto Schiehl, OFM, coordenador do SAV (Serviço de Animação Vocacional) de nossa Custódia. A homilia ficou por conta de Frei José Francisco de Cássia Santos, OFM, frade da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil; e a temática do dia foi: “A formação religiosa: a vida de pobreza, obediência e castidade”. O mesmo nos contextualizou acerca do que de fato é a Vida Religiosa Franciscana, enfatizando o sentido dela e elencando suas características.
Após a missa, na região rural de Teresina/PI, foi realizado um luau conduzido e organizado pelos jovens do grupo EJC (Encontro de Jovens com Cristo) e do GERAR (Geração de Adoradores ao Rei), grupos estes que o confrade recém-professo participou antes de adentrar a Vida Religiosa Franciscana. O momento contou com a presença dos confrades e amigos de Frei João Paulo, OFM, regado de fraternidade, alegria e músicas ao vivo, onde na oportunidade, aprofundou-se na cultura local e partilhas de vidas.
Gratos a Deus pela oportunidade da vivencia em fraternidade e felizes pela vocação deste nosso irmão, Frei João Paulo, OFM, rogamos as bençãos de Deus, pela intercessão de nosso seráfico pai, São Francisco de Assis.
Fraternalmente,
Equipe de Comunicação