Província São Francisco Solano da Argentina elege novo governo

Reunidos em Capítulo Provincial, os frades da Província de São Francisco Solano, na Argentina, elegeram o novo Governo Provincial que animará esta Província Franciscana no próximo triênio.

Frei Frei Daniel Alejandro Fleitas Zeni, OFM, foi reeleito Ministro Provincial, ele que também é o atual presidente da Conferência dos Frades Menores do Brasil e do Cone Sul, eleito ainda neste ano em São Paulo (SP), durante a Assembleia da Conferência. A primeira eleição de Frei Daniel na Província foi em 2016. Como Vigário Provincial, foi eleito Frei Cláudio Darío Equiza, OFM.

Os novos Definidores Provinciais são: Frei Nicolas Aguilar, OFM; Frei Jorge Gabriel Ballarati, OFM; Frei Rodolfo César Sos, OFM; e Frei Federico Carlos Rodríguez Schmädke, OFM.

Com o tema “No caminho seguimos com o redimensionamento e ressignificação de nossa vida e missão”, os frades capitulares se reuniram, de 11 a 18 de outubro, na Villa Santa Clara de Atuel, em São Rafael, para o XI Capítulo Provincial desta entidade franciscana. O presidente do Capítulo e Visitador Geral foi Frei Nestor Inácio Schwerz, OFM, frade da Província de São Francisco de Assis (RS).

Fraternidade Provincial

Atualmente, a Província San Francisco Solano tem 59 frades de votos solenes, 3 frades de votos temporários, 4 noviços e 8 postulantes, distribuídos em 15 Fraternidades em todo o país: desde o norte de Salta e Jujuy até o sul da província de Buenos Aires. e do mar à serra.

O primeiro antecedente que concluiria com a criação da província de São Francisco Solano na Argentina foi a constituição da Federação Franciscana de Nossa Senhora de Luján, por decreto assinado pelo Ministro Geral Frei John Vaughn, em 13 de fevereiro de 1985. Naquela época, foi eleito Frei Pedro Audet como seu presidente.

Os primeiros passos para a ereção de uma nova Vice-Província que se concluiria com a decisão do Conselho Geral informando – em carta de 6 de dezembro de 1988 – que havia sido tomada a decisão de tornar a Federação uma Vice-Província, decisão que se tornou realidade em 26 de outubro de 1989.

Finalmente, depois de quinze anos de progresso, em 8 de dezembro de 2014, por meio de um decreto da Cúria Geral, a Vice-Província passou a ser considerada Província.

Fonte: Província São Francisco Solano / Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil