Jovens peregrinos de nossa Custódia participaram da JMJ 2023 em Lisboa/Portugal

Impulsionados pela fé e na esperança de encontrar com milhares de jovens e também com o Sumo Pontífice, o Papa Francisco, os jovens peregrinos de nossa Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus estiveram reunidos durante os dias 1 a 6 de agosto em Lisboa/Portugal para participarem da JMJ (Jornada Mundial da Juventude), um evento mundial e simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil.

O grupo de peregrinos da Custódia foi composto por 18 pessoas, sendo dois frades da Fraternidade Custodial, a saber: Frei Lucas Lisi Rodrigues, OFM, Secretário para a Missão e Evangelização e Frei Alef Henrique Pavini, OFM, responsável pela Frente da Juventude; contou também com a presença da Irmã Zilma Maria Cavalcante, PME e jovens provindos das nossas frentes de evangelização. A organização deste grupo iniciou-se em março de 2022, quando o Conselho Custodial foi favorável com o projeto e representação Custodial no referido evento.

Durante toda a segunda-feira (24/07), os peregrinos participaram do encontro de preparação e entrosamento, realizado no Convento São Boaventura em Olímpia/SP e a noite celebraram a Missa de Envio para a JMJ, sendo esta presidida pelo nosso Custódio, Frei Fernando Aparecido dos Santos, OFM, que ressaltou em sua homilia: “A fé é o que nos faz peregrinar, a peregrinação sempre esteve presente na vida do povo de Deus […] Somos homens e mulheres de fé e que iremos renovar a fé, aprendendo com Maria a se colocar a serviço dos irmãos e irmãs!”.

Após a celebração, aconteceu um recreio festivo e logo em seguida, os jovens peregrinos seguiram viagem para São Paulo/SP, para o Aeroporto de Guarulhos, onde aguardaram o voo para Roma/Itália previsto para as 13h50 da terça-feira (25/07).

Os peregrinos da JMJ de nossa Custódia, antes de embarcarem para a Lisboa/Portugal, vivenciaram a pré-jornada (26 a 31/07) andando pelas cidades de Assis e Roma/Itália, visando conhecer a terra de São Francisco e de Santa Clara, bem como a sede da nossa Igreja, o Vaticano.

Vários foram os lugares visitados, dentre eles a Basílica de São Francisco, a Igreja de São Damião, a Basílica de Santa Clara, a Basílica de Santa Maria (Porciúncula), Monte Alverne, Santuário do Despojamento, Catedral de São Rufino, Basílica de São Pedro, Basílica de Latrão, etc. Na oportunidade também visitaram o Coliseu e o Museu do Vaticano em Roma/Itália.

Já em Lisboa/Portugal, o grupo de peregrinos após a chegada, se alojaram e fizeram todos os trâmites necessários para a retirada dos kits da JMJ e ainda nos primeiros dias em Portugal, aproveitaram para conhecer o Santuário Nossa Sra. de Fátima, em Fátima/Portugal. Experiências místicas e fraternas foram muito marcantes ainda neste início de Jornada Mundial da Juventude.

Durante os dias que a JMJ contou com a presença do Papa Francisco, de modo especial nos eventos principais, o evento contou com a presença de todos os jovens e nosso grupo se fez presente, com a árdua missão de caminhar sob as ruas de Lisboa/Portugal para chegar com antecedência e conseguirmos, mesmo que rapidamente, ver o Sumo Pontífice bem próximo de nós.

Três foram os momentos fortes com o Papa Francisco, a saber: 1) A acolhida do Papa, onde em sua fala destacou a importância da acolhida por parte da Igreja à “todos”, sem distinção; 2) A via-sacra, conduzida por ele, ressaltando a importância da cruz, bem como o caminhar sempre ao lado de Cristo; e 3) A missa de envio, onde refletiu e enviou todos os jovens em missão, tendo como base a temática da JMJ em sua reflexão. A temática deste ano foi: “Maria, levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39).

Durante a missa de envio, o Papa fez dois grandes anúncios: 1) Anunciou a vivência do Jubileu da Juventude no ano de 2025 em Roma/Itália e 2) Tornou público o próximo país que acolherá a JMJ (Jornada Mundial da Juventude) que acontecerá em 2027. A próxima edição será realizada em Seul/Coréia do Sul.

Enquanto Custódia, agradecemos a Deus pela vida, ânimo, coragem e perseverança de nossos peregrinos e suplicamos as bênçãos de Deus sobre todos eles e por todos aqueles jovens que gostariam de ter participado, mas que infelizmente não puderam. Deus vos abençoe sempre e desejamos força e ânimo para que em 2027 estejam todos reunidos em Seul, na Coréia do Sul.

Fraternalmente,

Frei Alef Henrique Pavini, OFM