Imbuídos da alegria franciscana, o grupo formado por 18 jovens/adultos da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, partirão nesta terça-feira (25) para a experiência da JMJ (Jornada Mundial da Juventude) que acontecerá em Lisboa/Portugal. Organizado pela Frente das Juventudes em nome do Secretariado para as Missões e Evangelização, a viagem contará com a oportunidade de conhecer a terra do Seráfico Pai São Francisco (Assis/Itália), além da cidade e país anfitrião do evento.
O que é?
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja.
Como surgiu?
Há quem lhe chame a mais bela invenção de João Paulo II. Em 1984, o Papa quis organizar um encontro no Domingo de Ramos, em Roma, para celebrar o jubileu dos jovens inserido no Ano Santo da Redenção 1983-1984. Esperavam-se 60 mil peregrinos. Acorreram 250 mil de muitos países.
A experiência foi de tal modo significativa para toda a Igreja, que o Santo Padre resolveu repeti-la no ano seguinte. Nesse encontro, 300 mil jovens repartiram-se entre as igrejas da cidade para momentos de oração e catequese, reunindo-se, depois, na praça de São Pedro para participar na celebração com o Papa. Ainda nesse ano de 1985, João Paulo II escreve uma Carta Apostólica aos jovens do mundo inteiro e anuncia, a 20 de dezembro, a instituição da Jornada Mundial da Juventude.
Dirigindo-se ao Colégio Cardinalício e à Cúria Romana, o Papa explicava assim a criação da JMJ: «Todos os jovens devem sentir-se acompanhados pela Igreja: é por isso que toda a Igreja, em união com o Sucessor de Pedro, se sente mais comprometida, a nível mundial, a favor da juventude, das suas preocupações e pedidos, da sua abertura e esperanças, para corresponder à suas aspirações, comunicando a certeza que é Cristo, a Verdade que é Cristo, o amor que é Cristo, através de uma formação apropriada».
Rezemos por todos os que se preparam para vivenciar essa experiência de despojamento, fraternidade e alegria juvenil. São jovens das nossas frentes de evangelização e região, a saber: Olímpia/SP, Marília/SP, Franca/SP, Garça/SP e Barretos/SP. Que Nossa Sra. de Fátima acompanhe e interceda por toda a juventude!
Fraternalmente,
Frei Alef Henrique Pavini, OFM (Coordenador – Frente para as Juventudes)