Frei João Paulo Gabriel, Frei Lucas Oliveira e Frei Suelton Costa, finalizam retiro em preparação para a Profissão Solene

Da esquerda para a direita: Frei João Paulo Gabriel, OFM, Frei Suelton Costa, OFM e Frei Lucas Oliveira, OFM

“Por entre aclamações Deus se elevou!”

Durante o mês de janeiro deste ano, os Freis João Paulo, Lucas e Suelton estiveram no Noviciado Comum de Catalão/GO, em retiro espiritual. Momento particular e oportuno de aprofundamento para refletiram sobre suas vocações e, na ocasião, se prepararem para suas Profissões Solenes, aprovadas no último Secretariado para a Formação e os Estudos, bem como pelo Conselho Custodial, em novembro do ano passado.

Neste período de retiro, os frades foram conduzidos a cada semana pelos seus confrades que compõem o Coetos Formatorum do noviciado comum: Frei Valdemir (Miro), Frei Jair e Frei João Mário. Cada um utilizou de uma metodologia, que fez com que os retirantes fossem, naturalmente, assumindo seus próprios itinerários espirituais, seja no coletivo, como no individual. Foram oferecidos a eles elementos e subsídios de abordagens intelectuais, provocativas, de autoconhecimento, de espiritualidade e decisão, no que se refere as questões humanas e vocacionais.

Os frades se preparam para professarem definitivamente e em público os votos de obediência, sem nada de próprio (pobreza) e em castidade. Votos esses que são devotados e depositados no coração de Deus, assim, eles prometerão viver esses votos por toda a vida e expressá-las como suas próprias ações, no serviço a Deus, a Igreja e o povo a eles confiados. Não aleatoriamente fazem isso, mas tem raiz em São Francisco de Assis quando escreveu nas primeiras linhas da Regra e Vida dos Frades Menores: “Em nome do Senhor, começa a vida dos frades menores. A Regra e a vida dos Frades Menores é esta: observar o Santo Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, vivendo em obediência, sem nada de próprio e em castidade.”

As Constituições Gerais da Ordem confirmam e aprofundam essa regra, quando escreve que:

  • §1. A Ordem dos Frades Menores, fundada por São Francisco de Assis, é uma Fraternidade na qual os Irmãos, seguindo de perto a Jesus Cristo sob a ação do Espírito Santo, pela profissão, dedicam-se totalmente a Deus, o Sumo bem, vivendo o Evangelho na Igreja segundo a forma observada e proposta por São Francisco.
  • §2. Seguidores de São Francisco, os irmãos são obrigados a levar uma vida radicalmente evangélica, isto é: viver em espírito de oração e devoção e em comunhão fraterna; dar um testemunho de penitência e minoridade; anunciar o Evangelho ao mundo inteiro em espírito de caridade com os homens; pregar por obras a reconciliação, a paz e a Justiça; e mostrar o respeito pela criação.

Além de experimentarem esse momento particular, os retirantes aproveitaram também para vivenciarem com a Fraternidade do Noviciado a vida fraterna, a vida intensa de oração e a edificação do trabalho em conjunto. Professar definitivamente os votos não é um prêmio ou sinônimo de conclusão, mas o fim de uma etapa que os remeterão para uma outra, ou melhor, recomeçar e assumir novas missões em suas vidas, pois o frade permanece sempre perfazendo seu caminho e se coloca sempre a serviço com humildade e capacidade de reconhecer tal mudança.

Frei João Paulo, OFM, Frei Lucas Oliveira, OFM e Frei Suelton Costa, OFM com os Noviços

Os freis a partir desse ano, assumirão novos serviços e farão parte de novas fraternidades (exceto Frei João Paulo). Frei João Paulo permanecerá em Garça/SP, contribuindo no serviço fraterno e atuando junto ao Patronato São Francisco de Assis, que a anos a Custódia é responsável por essa obra social, em prol das crianças carentes da cidade, e também estará a frente dos serviços custodiais: JPIC e PVF (Pró-Vocações Franciscanas). Frei Lucas Oliveira, fará parte da Fraternidade de Ribeirão Preto/SP, disponível ao serviço fraterno e responsável por animar a JUFRA local e todo o setor juventude da Custódia, bem como contribuirá no Serviço de  Animação Vocacional (SAV). Frei Suelton foi transferido para a Fraternidade de Bebedouro/SP e contribuirá com a Fraternidade, assistindo as fraternidades local da JUFRA e OFS, bem como estará nos serviços custodiais: SAV e Comunicação.

Agradecidos por toda a oportunidade e confiança a eles depositados, desejamos perseverança em suas vidas e vocações. Que Deus, por intercessão de São Francisco e Santa Clara, os ajudem cotidianamente em vossos trabalhos e missão.

Fraternalmente,

Frei Suelton Costa de Oliveira, OFM