Convento São Boaventura de Olímpia/SP acolheu jovens/rapazes para o IIº Encontro Vocacional Franciscano de nossa Custódia

Aconteceu no último final de semana (05 a 07/08) no Convento São Boaventura de Olímpia/SP, o IIº Encontro Vocacional Franciscano da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus.

A proposta deste encontro se resume vivenciar a fraternidade e por isso foram propostas inúmeras atividades pelos membros do SAV (Serviço de Animação Vocacional), contando também com a presença dos aspirantes de nossa Custódia.

Iniciamos na sexta-feira (05) com o momento de recepção dos vocacionados e repouso. No sábado (06), o dia foi iniciado com a celebração da Festa da Transfiguração do Senhor, conduzida pelo confrades Frei Eduardo Augusto Schiehl, OFM e Frei José Aécio de Oliveira Filho, OFM. No momento de oração entregamos nosso final de semana e nossas vida aos desígnios do Senhor.

Logo após o Frei José Antônio coordenou uma ação coletiva na área do pomar do convento São Boa Ventura, apresentou-nos de forma didática o que seria observado: O cuidado conosco mesmo e com os irmãos; O espírito de cooperação e a alegria em trabalhar com o um reto propósito.

Foi ressaltado pelo coordenador do SAV, Frei Eduardo, OFM, que muitas vezes idealizamos fazer muito, mas não temos estrutura para tanto e que devemos fazer o pouco com qualidade, pois, só Deus conhece verdadeiramente nossas intenções e nossa capacidade.

À tarde, fomos convidados a partilhar um pouco de nossa jornada na igreja e fora dela. Observamos que de forma diferente Deus têm chamado para um único propósito, o serviço à Ele e por Ele. Ao término fomos participar de jogos coletivos: vôlei e queimada, um momento de lazer, descontração e muita diversão.

Em seguida rezamos o terço pelas vocações e nele agradecemos pelos nossos frades, postulantes, aspirantes, vocacionados e pedimos mais trabalhadores para nossa Igreja.

A noite fomos conhecer um pouco da famosa “Festa do Folclore”, um evento típico e anual realizado no mês de agosto na cidade Menina Moça, em que se comemora o folclore nacional. Tivemos a oportunidade de assistir e interagir com as diversas manifestações culturais.

No domingo (07) fizemos um momento de oração diferente e breve, porém muito significativo. Trouxemos momentos importantes para a oração e agradecemos aos que estiveram envolvidos para a organização e acolhida deste  encontro vocacional.

Logo após, participamos da missa no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, onde os freis, Frei José Aécio, OFM e Frei Eduardo, OFM foram homenageados, pois, neste primeiro final de semana do mês das vocações, a Igreja celebra as vocações ministeriais. Também fomos apresentados a comunidade, que com muito carinho nos acolheu durante estes dias.

Sou muito grato por escrever este relato e por ter participado de cada momento em fraternidade, o que reforçou os laços afetivos e o carinho que sinto por cada irmão. Posso dizer que já sou um partícipe desta linda família.

Com carinho,

Vinícius Prado Almeida (Vocacionado – Uberaba/MG)