Concluída a reunião do Governo Geral da OFM com os novos Ministros Provinciais e Custódios

Roma (Itália) – De 12 a 20 de maio, na Cúria geral, o Ministro geral e seu Definitório reuniram-se com os novos Ministros e Custódios da Ordem, para o habitual encontro de formação que, todos os anos, o Governo geral e os Oficiais da Cúria oferecem aos irmãos recém-eleitos à frente de sua Entidade, a fim de prepará-los melhor para o serviço para o qual foram escolhidos.

Depois dos compromissos dos primeiros dias, o encontro prosseguiu no dia 15 de maio com o Fr. Claudio Durighetto e o Fr. Chryzostom Fryc, respectivamente Procurador geral e Vice-procurador, que ilustraram a legislação e o governo provincial, o Definitório como conselho e os procedimentos canônicos para os Irmãos em dificuldade. O tema ocupou toda a manhã, com trabalhos em grupo sobre os desafios vividos pelas Entidades e a plenária para a apresentação dos trabalhos e eventuais perguntas.

Na parte da tarde, os novos Ministros e Custódios visitaram alguns dos escritórios da Cúria geral: o Fr. Pedro Zitha ilustrou seu trabalho como Assistente geral da OFS; o escritório da JPIC foi apresentado pelo Fr. Daniel Rodriguez e pelo Fr. Taucen Girsang, Diretor e Vice-diretor, respectivamente; o Diretor, Fr. Chryzostom Fryc, deu as boas-vindas aos irmãos no Arquivo histórico.

No dia 16 de maio, Fr. Cesare Vaiani apresentou o tema dos Centenários franciscanos, do Capítulo das Esteiras e do Conselho Plenário da Ordem: são eventos, explicou o Definidor geral, que envolvem toda a Ordem, em nível territorial e geral, com vistas ao diálogo, ao confronto e à renovação do carisma e da missão.

A Fundação Fraternitas OFM foi apresentada por Fr. Franco Mirri e Fr. Nikola Kozina (da Fundação) e por Fr. Batista D’Souza (Delegado do Secretário geral para as relações com a Fundação). À tarde, continuaram as visitas aos escritórios: o Fr. Gianni Califano (Postulador geral) explicou a Postulação e o processo das Causas dos Santos, enquanto o Fr. Francisco Gomez Vargas (Secretário para a Evangelização) e o Fr. Dennis Tayo (Animador para as Missões) falaram sobre o Secretariado geral para as Missões e a Evangelização.

No dia seguinte, os irmãos fizeram uma peregrinação a Assis, liderados pelo Definidor Geral, Fr. César Külkamp. Visitaram a biblioteca do Sacro Convento e a Basílica de São Francisco, depois foram ao convento e à Igreja de São Damião, onde celebraram a Eucaristia, presidida por Fr. Francesco Piloni, Ministro provincial da Província de São Francisco de Assis. À tarde, visitaram a Porciúncula, onde o Custódio, Fr. Massimo Travascio, mostrou aos irmãos os trabalhos de restauração recém-concluídos.

O domingo, 18 de maio, marcou o início do ministério petrino de Leão XIV, e alguns convidados participaram da liturgia na Praça de São Pedro.

A reunião prosseguiu no dia 19 de maio com a palestra do Fr. Saulo Duarte e do Fr. José Dimas Granados Ramos sobre “O ministro entre a escuta dos irmãos e a solidão pessoal”, abordando o tema “Líder e liderança”, seguida de um trabalho em grupos lingüísticos sobre os desafios e as abordagens para acompanhar os irmãos em dificuldade nas Entidades e Conferências. À tarde, os dois palestrantes continuaram a sessão sobre o tema do gerenciamento de situações de conflito interno.

A reunião prosseguiu no dia 19 de maio com o relatório do Fr. Saulo Duarte e do Fr. José Dimas Granados Ramos sobre o tema “O ministro entre a escuta dos irmãos e a solidão pessoal”, abordando-o por meio dos temas Líder e Liderança e comunicação, seguido de trabalho em grupos linguísticos sobre os desafios e abordagens para o acompanhamento de irmãos em dificuldade nas Entidades e Conferências. Na parte da tarde, os dois palestrantes continuaram a sessão sobre o tema do gerenciamento de situações de conflito interno.

No último dia do encontro, o Fr. Joel Sulse (ecônomo geral) e o Fr. Saulo Duarte (vice ecônomo geral) abordaram o tema “A economia na vida e na missão da Entidade”, após o que os participantes puderam fazer suas perguntas ao ecônomo geral. Na segunda parte da manhã, o Fr. Darko Tepert e o Fr. Hieronimus Dei Rupa (Secretário geral de Formação e Estudos e Vice-secretário geral) apresentaram o relatório intitulado “O serviço do ministro para formar através e para a relação”, seguido de um debate com os palestrantes. Na parte da tarde, o Secretário Geral, Fr. Antonio Iacona, apresentou o novo Manual do Secretário Provincial, enquanto o Fr. Pasquale Berardinetti (Diretor dos Escritórios de Protocolo e Automação) ilustrou o Schematismus e o Directiones Domorum.

Depois da assembleia plenária para partilhar e verificar todo o trabalho realizado nos dias anteriores, a celebração eucarística da festa de São Bernardino de Sena foi presidida pelo Ministro geral, Fr. Massimo Fusarelli, que, em sua homilia, recordou a centralidade do nome de Jesus na pregação de São Bernardino, que ensinava que a salvação vem somente de Jesus. Ele também sublinhou a importância do espírito sinodal e da escuta mútua, destacando como essa abordagem está enraizada na tradição franciscana e concluiu esse encontro de diálogo, formação, partilha e fraternidade.

Fonte: OFM