SAV Custodial e Irmãs Franciscanas se reúnem com lideranças jovens das nossas frentes de evangelização

Na tarde deste último domingo (13), aconteceu o “Bate-Papo Franciscano de Juventudes” de maneira remota, via google meet. Uma iniciativa do SAV (Serviço de Animação Vocacional) de nossa Custódia, em conjunto com as Irmãs Franciscanas da Penitência e as Irmãs Pequenas Missionárias Eucarísticas, promovido para as representações/lideranças dos(as) jovens presentes em nossas frentes de evangelização.

O objetivo do encontro foi refletir e partilhar um pouco sobre os anseios e as dificuldades dos movimentos e pastorais de jovens presentes em nosso território, enquanto SAV da Família Franciscana. Ouvimos cada jovem/liderança que esteve presente, onde destacaram uma dificuldade em comum: “A pandemia nos assola e sentimos falta de nossas reuniões e encontros presenciais. Isso dava vida aos grupos/movimentos do qual fazemos parte”.

Os jovens se apresentaram parcialmente cansados do meio virtual, uma vez que as reuniões, os estudos, todas as mais variadas áreas já migraram para o campo remoto, devido ao contexto pandêmico. Na oportunidade, pensamos juntos métodos e meios para construirmos algo em comum, despertando novamente os jovens em nossas comunidades. A meta é mostrar o sentido da própria vocação: em primeiro lugar a vocação a vida!

O encontro teve como motivação inicial a passagem de I Jo 2, 14, que diz: “Eu lhes escrevi, jovens, porque vocês são fortes, e a palavra de Deus permanece em vocês e vocês venceram o Maligno”; refletindo assim, a força dos jovens em meio a este contexto de pandemia e dificuldades que vivemos no tempo presente, servindo como injeção de ânimo a todos eles.

Juntos com as juventudes presentes em nossa território de evangelização, queremos reavivar a nossa missão de religiosos, bem como, colaborar com os jovens na missão, em atos concretos; por isso, ainda faremos outras reuniões, onde estudaremos as possibilidades para executarmos tais ideias e trabalhos.

Agradecemos a todos os jovens que se fizeram presentes e representaram seus grupos/movimentos. Que possamos juntos construir este belo projeto para caminharmos unidos na evangelização, dando testemunho jovem da vocação cristã e francisclariana em nosso campo de missão.

Fraternalmente,

Frei Pedro Neto Alves Lima, OFM