A Fraternidade Franciscana de Bebedouro/SP, presente nestas terras desde 1947, recebeu o visitador Frei Wanderley Gomes de Figueiredo, OFM, entre os dias 05 e 09 de maio deste ano em preparação ao Capítulo Custodial que ocorrerá entre os dias 22 ao dia 26 de novembro de 2021, na cidade de Brodowski/SP.
A visita canônica iniciou-se com a preparação deste momento por parte dos frades da localidade, que organizaram o evento com a comunidade e com as lideranças das obras sociais em tempo considerável. No almoço do dia 5 de maio, Frei Nivaldo e Frei Everton se dirigiram à Olímpia/SP para buscar o visitador e, o período da tarde, na Fraternidade de Bebedouro/SP, foi marcado pela convivência fraterna e acolhida por parte dos frades residentes sendo a noite, envolta numa calorosa comemoração fraterna do aniversário de Frei Wanderley.
Embora todos os momentos de convivência tenham sido repletos de partilhas e muito diálogo, as conversas individuais com os freis tiveram início na tarde deste mesmo dia e, à noite, deu-se atenção ao C.P.P. da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Bebedouro/SP, oportunidade onde a coordenação de pastoral pôde expressar os elementos positivos e enriquecedores da convivência com os Frades Franciscanos, também levando-se em conta as melhorias e progressos que podem ser vislumbrados no futuro. Nesta oportunidade também se fizeram presentes os líderes responsáveis pelas obras sociais: Educandário Santo Antônio e Casa de Santa Clara. Evento realizado dentro das orientações e normas das autoridades diocesanas e civis.
Na manhã seguinte, após as orações matinais e o café, houve a apresentação do que é a visita fraterna, qual o seu teor e como proceder durante esses dias. Também aconteceu a visita ao Bispo Diocesano de Jaboticabal/SP, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, SDB, que cordialmente recebeu os frades, demonstrando satisfação com sua presença no território Diocesano.
A sexta-feira foi aproveitada com as visitas às supracitadas obras sociais, aos seus diretores, diretorias fiscais e colaboradores. Frei Wanderley pôde conhecer um pouco mais a respeito do acompanhamento dado pelos freis às mesmas, bem como acerca de sua gestão pelos leigos, seus estatutos sociais, sua coordenação pedagógica e a relação que as mesmas estabelecem com a Fraternidade Franciscana local e Custodial. Esse dia foi encerrado com o momento de conversa entre o visitador, a Ordem Franciscana Secular (OFS) e a Juventude Franciscana (JUFRA), que expuseram as luzes e as sombras em suas próprias fraternidades e em relação aos Frades da Custódia Franciscana.
Na tarde do sábado aconteceu a visita aos territórios da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, suas capelas, comunidades (Povoado de Andes, Bairro União, Pequenas Comunidades e projeto da construção da nova Matriz) e assistência social que é realizada pelas pastorais sociais nos bairros periféricos da Paróquia (com as devidas prevenções ao COVID-19). Frei Wanderley teve a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho pastoral dos religiosos nestas terras, acompanhando parte da atuação pastoral dos mesmos, apresentando-se de modo muito fraterno e atento ao bem-estar dos religiosos franciscanos nesta localidade. Nosso visitador conquistou a estima de paroquianos e dos freis, colocando-se como um irmão menor que veio para reacender o ânimo franciscano junto aos irmãos e demonstrar preocupação com a saúde física e espiritual dos mesmos.
Compartilhou os anseios, as dificuldades e os problemas. Mas ouviu também os projetos, as conquistas e as alegrias dos confrades. Como disse em reunião com a Ordem Franciscana Secular: “não somos nós, os religiosos, que estamos mais próximos de Deus, mas é Deus quem está tão perto de qualquer um de nós, que qualquer um pode tocá-lo”. Nesse sentido apresentou-nos que é preciso olhar as dificuldades e crises do próximo (seja este próximo uma instituição ou próprio confrade) muito mais eticamente do que apenas moralmente. Se partirmos do olhar ético, faremos uma análise muito mais ampla sobre qualquer situação, sem deixar nos levar por julgamentos moralistas.
No domingo de manhã, após a Missa presidida pelo Visitador Geral junto à comunidade local, na igreja Matriz da Paróquia, em comemoração ao Dia das Mães, houve a oportunidade de visitar a família de Frei Everton Leandro Piôtto, OFM em comemoração a todas as mães dos Frades Franciscanos. Por sua vez, a noite foi coroada com a Missa Solene junto à comunidade local e o recreio fraterno entre os freis apenas.
hA visita canônica teve fim com a celebração eucarística, na segunda-feira, dia 10 de Maio de 2021, na capela interna da comunidade Franciscana, onde realizou-se a leitura do Termo de Visita Canônica escrito pelo visitador e as recomendações feitas por este aos Frades franciscanos. “Alguma coisa acontece em nós quando falamos, quando partilhamos a vida. Essa coisa é o amor” nos recomendou Frei Wanderley; uma vez que, na visita canônica, não é um juiz ou um inquisidor quem se apresenta aos Frades e à comunidade, é preciso entendê-la como a visita de um irmão, que vem ao nosso encontro em nome do Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, demonstrando carinho, preocupação, e acompanhamento.
Fraternalmente,
Fraternidade – Bebedouro/SP