SAV: Família Franciscana realiza planejamento para este ano

Barretos (SP) – No dia 20 de fevereiro, a Equipe do Serviço de Animação Vocacional Franciscana (SAV), da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus esteve reunida na Cidade de Maria, em Barretos/SP, para rezar, discernir, partilhar e planejar o cuidado das vocações: “Todos por uma vocação. Tudo por um grande amor”. 

As Irmãs Pequenas Missionárias Eucarísticas abriram as portas da vossa casa e acolheram de coração os frades e as irmãs presentes no território missionário confiado à Custódia.

No primeiro momento a Irmã Zilma, PME, convocou a equipe para ir até a capela interna e se colocar diante de Jesus em “Espírito de Oração e Devoção” à serviço da vida e da esperança “por uma vocação”, partindo do que somos e temos para sermos agentes dentro e fora da Igreja.

Depois de uma calorosa acolhida ao redor da mesa, fomos para sala de encontro, e lá Frei Eduardo Augusto Schiehl, OFM, coordenador do SAV, agradeceu a presença fecunda e alegre da Família Franciscana representada pelas Irmãs Franciscanas da Penitência, Irmãs Pequenas Missionárias Eucarísticas e pelos Frades Menores.

Este que coordena, apresentou o tema e o lema do Ano Vocacional Custodial, abraçado pelos Frades na última Assembleia Custodial (dezembro/2023) e na sequência convidou o grupo a fazer uma análise de conjuntura vocacional, pisando no chão da realidade local e congregacional, onde Deus nos chama a convidar outros e outras. O resultado foi produtivo, fecundo e mostrou muitos desafios e esperanças que não morrem se trabalharmos juntos, em espírito de sinodalidade.

O objetivo deste encontro, não é trabalharmos ilhados cada qual no seu quadrado, ao contrário, é unirmos os esforços diferentes já existentes em andamento com o Secretariado para as Missões e Evangelização, com a Frente para as Juventudes, que neste ano tem por lema geral dos trabalhos, o protagonismo dos jovens de nossas Frentes de Evangelização: […] vai e reconstrói a minha Igreja!” (Crucifixo de São Damião), além também de conduzir o jovem para o seguimento de Cristo nos passos do Jovem de Assis.

Deste modo, o SAV assumiu compartilhar das mesmas agendas e propósitos estabelecidos pela Frente das Juventudes, uma vez que a maior parte do grupo está integrado na mesma causa Juvenil.

Por fim, bendizemos ao Altíssimo e Glorioso Deus pela vocação franciscana e concluímos com a invocação do Espírito Santo.

Assim Seja!

Fraternalmente,

Frei José Luiz da Costa, OFM (Vice-Coordenador do SAV)