Professora Nainora aos Frades: “Vocês são herdeiros diretos da herança deixada por São Francisco para a humanidade”

Iniciando o segundo dia do nosso Capítulo Custodial com a oração das Laudes seguida da Santa missa, os frades vivenciaram um dia intenso com formação, reflexões e vivência fraterna.

Durante todo o período da manhã os frades dedicaram-se à formação, que foi ministrada pela professora Nainora Maria Barbosa de Freitas, que surpreendeu os frades com uma bela exposição sobre o significado da Vida Religiosa na atualidade.

Frei Mauro Oliveira, OFM (Coordenador da Comissão Preparatória do Capítulo), Frei Fernando Ap. dos Santos, OFM (Custódio) e a Professora Nainora.

Bastante embasada nos textos das Fontes Franciscanas, especialmente dos Escritos de São Francisco, nas cartas do nosso Ministro Geral, Frei Massimo Fusarelli, OFM, bem como nos documentos do Papa Francisco, a referida professora enfatizou a responsabilidade que cada frade tem, sendo “herdeiros diretos da herança deixada por São Francisco para a humanidade”.

À tarde, Frei Valdemir Nelo Rufino, OFM (Frei Miro como o mesmo é conhecido entre os frades e entre o povo de Deus), Secretário para a Formação e os Estudos, realizou a leitura do relatório produzido pelo seu secretariado, finalizando assim a leitura dos relatórios produzidos para o capítulo. O conjunto dos relatórios e as propostas que cada um deles trouxe para o capítulo, começaram a ser discutidas pelos capitulares nos grupos de trabalhos que foram previamente divididos. Após a discussão dos grupos, houve a primeira plenária capitular, onde o secretário de cada grupo apresentou o resultado das reflexões elaboradas.

Após o jantar, os frades realizaram a prévia capitular, momento no qual os frades manifestam suas intenções de voto para o serviço de Custódio, Vigário Custodial e Conselheiros, votando secretamente em cédulas que foram contadas e apuradas pelos escrutinadores capitulares, sob a supervisão do Visitador Geral.

O dia foi encerrado com um convívio fraterno caloroso, uma vez que os frades não se reuniam há quase dois anos, devido ao isolamento social imposto como prevenção a pandemia do COVID-19.

Fraternalmente,

Frei Lucas de Oliveira Santos, OFM


RESUMO | 2º DIA – Capítulo Custodial (2021)


Mural com a foto de todos os frades de nossa Custódia

Fotos no “fio de barbante”

Nossa vida está por um “Fio”!

Estamos ligados por um único “Fio”!

O “Fio” da linha da Vida;

a Regra de Vida ao modo de São Francisco de Assis!

= A Linha da Fé!

O “Fio” da Simplicidade;

O “Fio” da Singularidade de cada irmão!

O “Fio” da Fraternidade de Menores!

No “Quadro da Vida”

No Hoje da História

Na linha do tempo da História da Ordem,

Da Igreja em Missão!

Deus viu,

Cada Irmão,

Sentiu compaixão,

Chamou cada Irmão,

Cuidou dele,

E os enviou em Missão!

Por  um “Fio”,

Somos todos Irmãos!

Comecemos Irmãos,

Pois, até agora,

Pouco ou nada fizemos!

Frei José Antônio Alves de Souza, OFM