Ministro Geral deixa mensagem e frades responsáveis pelos Secretariados Gerais refletem a realidade da OFM e CFByCS em seus respectivos serviços

Córdoba (Argentina) – O espírito fraterno e a vivência da minoridade têm ecoado nos corredores da Residência Franciscana, situada em San Antonio de Arredondo, Córdoba/Argentina, onde os membros convocados para 2ª Assembleia Geral da CFByCS (Conferência Franciscana do Brasil e Cone Sul) estão reunidos para reflexão e avaliação da forma de vida dos Frades Menores presentes na América Latina, mais precisamente nos países: Argentina, Brasil, Chile e Paraguai.

Ainda no primeiro dia as 12 entidades (Províncias e Custódias) realizaram uma breve apresentação de onde se encontram, bem como suas fraquezas, desafios e esperanças, finalizando com a celebração eucarística, presidida pelo presidente da CFByCS, Frei Daniel Alejandro Fleitas Zeni, OFM, que em sua reflexão motivou a vivência real do carisma franciscano, sempre no caminho da perseverança e sem perder a esperança, virtude esta que a Igreja nos convida perante o Ano Jubilar.

A manhã do segundo dia (27), os frades tiveram a alegria de acolher via Google Meet, o confrade Ministro Geral, Frei Massimo Fusarelli, OFM, que em sua exortação relembrou os frades: “[…] Em seus países, marcados por profundas desigualdades sociais, polarização política e feridas históricas, ser irmãos e menores assume uma dimensão profundamente profética. Vocês estão chamados a ser fermento de fraternidade em sociedades divididas. O contexto latino-americano oferece uma riqueza particular para viver nossa identidade franciscana”.

Durante o restante do dia os frades se encontraram online com alguns membros dos Secretariados Gerais da Ordem; o confrade, Frei Darko Tepert, OFM, Secretário Geral para a Formação e os Estudos; Frei Francisco Gómez Vargas, OFM, Secretário Geral para a Missão e Evangelização; e o confrade, Frei Daniel Rodríguez Blanco, OFM, Diretor Geral do Serviço de JPIC. Ambos refletiram um pouco da realidade da OFM e da CFByCS em seus respectivos serviços.

Ao término do dia, os presentes participaram da celebração eucarística presidida pelo Definidor Geral, Frei César Külkamp, OFM, que em sua homilia fomentou a unidade em nossas Fraternidades e comunhão dos trabalhos.

Que a Virgem Maria interceda por todos nós frades, para que possamos vivenciar com afinco o espírito de Fraternidade e Minoridade em nossas entidades e assim, e reafirmarmos a nossa identidade de Frades Menores.

Fraternalmente,

Frei Alef Henrique Pavini, OFM (Secretário Custodial)