
No dia 7 de novembro de 2025, às 17 horas (horário da Guatemala), tive a graça de renovar meus votos religiosos de obediência, sem nada de próprio e castidade por mais um ano. A celebração aconteceu na Fraternidade São Francisco Magno, no Santuário de São Irmão Pedro, em Antigua Guatemala, pertencente à Província Nossa Senhora de Guadalupe (América Central – Guatemala).

Diante do Ministro Provincial, Frei Edgardo Manuel Pérez Tejeira, OFM, delegado pelo Custódio, Frei Fernando Aparecido dos Santos, OFM, renovei publicamente meu desejo de seguir mais de perto o Senhor, à maneira de São Francisco de Assis.

Os votos religiosos são a expressão da verdadeira solidariedade, disponibilidade de coração e responsabilidade sem reservas, de uma entrega de vida por amor .

Sinto profunda gratidão pela oportunidade de professar meus votos diante de irmãos provenientes de diferentes nações: Guatemala, Honduras, El Salvador, República Dominicana, e eu, vindo do Brasil. Essa convivência fraterna, tão rica em culturas, sotaques e expressões de fé, revela a universalidade e a beleza da Ordem Franciscana, que acolhe a diversidade como um dom de Deus. Em cada irmão, percebo um reflexo único do amor divino que nos une num mesmo ideal de vida evangélica. A pluralidade não nos separa, mas nos completa e fortalece no seguimento de Cristo pobre e humilde, tornando mais viva a presença do carisma franciscano no mundo.

Peço a graça de que a alegria de viver com integridade e dignidade continue sendo a essência da minha vida. Que, inspirado pelo exemplo de São Francisco, eu possa cada dia mais servir com simplicidade e amor, reconhecendo em toda criação o reflexo do próprio de Deus.
Frei André Luís dos Santos, OFM









