Franca (SP) – Durante os dias 03 a 09 de abril, a Fraternidade São Judas Tadeu (Sede Custodial), acolheu o confrade, Frei Luís Augusto Ferreira Lessa, OFM, Visitador Geral nomeado pelo Definitório Geral da OFM (Ordem dos Frades Menores) para o Capítulo Custodial que vivenciaremos durante os dias 18 a 22 de novembro, em Brodowski/SP.
Frei Guto, como também é conhecido e chamado pelos seus, dentro das atribuições que seu encargo o impõe, de confortar, admoestar e se necessário, com humildade e caridade, corrigir os irmãos e, também, conhecer e examinar as condições e iniciativas dos irmãos das casas da Custódia ou Província visitada, foi recebido com alegria em um clima de festividade por acolher um irmão que chega.
Durante a Visita Canônica, ele conversou individualmente com cada frade da Fraternidade Local, ouvindo atentamente a cada um em suas expectativas e realidades particulares vividas. Desfrutou de momentos fraternos, onde pôde conhecer o cotidiano da referida Fraternidade.
“Conheceu e se fez conhecer, um irmão entre irmãos”, comentou o Frei José Carlos Costa Santos, OFM, Frade de Profissão Temporária que é membro da Fraternidade Local. O Visitador, ainda dentro de sua programação, própria da visita, esteve com os grupos de CPP’s (Conselho de Pastoral Paroquial) das duas paróquias sob a responsabilidade dos frades, a saber: Paróquia São Judas Tadeu e Paróquia Sagrada Família.
Na manhã do domingo esteve reunido com os irmãos e irmãs da OFS (Ordem Franciscana Secular) e da JUFRA (Juventude Franciscana). Frei Guto, OFM apresentou-se sempre na mesma perspectiva, de ouvir as partilhas e perspectivas das Fraternidades da Família Franciscana de Franca/SP, bem como sobre a assistência dos frades.
Pedimos a Deus que ilumine o nosso Visitador Geral, ajudando-o nesta árdua missão à ele confiada. Que nosso pai Seráfico lhe seja sempre o modelo de cuidado e amor para com os irmãos. Fazemos votos de que as próximas visitas sejam tão profícuas quanto esta primeira. Que o seu olhar de fora e de irmão, ajude os confrades de nossa Custódia a discernir um melhor caminho no presente e futuro de nossa história.
Fraternalmente,
Equipe de Comunicação