Fraternidade, oração e dinamismo marcam a 7ª Marcha Franciscana da Juventude realizada em Franca/SP

Franca (SP) – Imbuídos da alegria franciscana e atentos ao verbo “recomeçar”, o Secretariado para a Missão e Evangelização da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, abraçando uma de suas frentes de evangelização, o setor de Juventudes, em parceria com o SAV (Serviço de Animação Vocacional) promoveu durante os dias 01 a 04 de agosto na cidade de Franca/SP a 7ª Marcha Franciscana da Juventude, que contou com a presença de religiosos(as), formandos(as), vocacionados(as) e jovens das nossas Fraternidades.

O evento abarcou todas as Frentes de Evangelização de Franca/SP, a saber: Paróquia Sagrada Família, Paróquia São Judas Tadeu e Convento Santa Maria dos Anjos. A Comissão para as Juventudes fomentou essa unidade entre as referidas frentes, favorecendo aos marchadores este contato com as realidades, mesmo que rapidamente.

Os marchadores chegaram na parte da tarde da quinta-feira (01) e logo em seguida, aconteceu a Missa de Envio e Abertura, presidida pelo confrade, Frei Lucas Lisi Rodrigues, OFM, Secretário para a Missão e Evangelização de nossa Custódia, na Paróquia Sagrada Família. Na oportunidade ressaltou a alegria da Fraternidade Custodial em recomeçar este projeto que outrora gerou muitos frutos.

Na sexta-feira (02), dia em que a Família Franciscana celebrou o dia de Santa Maria dos Anjos, Perdão de Assis, os marchadores percorreram as ruas da cidade levando a alegria franciscana e todo o dinamismo da juventude. Tiveram a oportunidade de neste dia, na parte da manhã, conhecerem SAICA (Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes) promovido pela Pastoral do Menor da Diocese de Franca/SP. A parte da tarde ficou por conta do confrade, Frei José Carlos Costa Santos, OFM, que ministrou uma formação acerca do Perdão de Assis, seguida da partilha entre os participantes. A celebração eucarística foi presidida pelo nosso Custódio, Frei Fernando Aparecido dos Santos, OFM na Paróquia São Judas Tadeu. Frei Mauro Luiz de Oliveira, OFM, juntamente com o confrade, Frei José Carlos, OFM e os nossos Aspirantes e Postulantes, conduziram o Luau do Perdão, momento este rico e que despertou nos participantes a beleza do silêncio para uma escuta atenta ao chamado de Deus.

Outro lugar visitado pelos marchadores foi o Centro POP (Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua), que logo pela manhã do sábado (03) peregrinaram pelas ruas de alguns bairros de Franca/SP para poderem chegar ao destino citado. Frei Eduardo Augusto Schiehl, OFM, Coordenador do SAV (Serviço de Animação Vocacional) conduziu o momento formativo da tarde, tendo por temática o lema inspirador desta 7ª edição da marcha, “Vai e reconstrói a minha Igreja”, frase esta que o Crucifixo de São Damião disse ao Seráfico Pai. A presidência da missa ficou sob a sua responsabilidade. Após a missa, os marchadores puderam confraternizar-se com o Recreio Fraterno que contou com a presença das famílias que os acolheram.

O domingo (04) começou com a concentração dos marchadores e fieis leigos às 4h30 na Comunidade Santa Maria dos Anjos. As 5h deu-se início a caminhada rumo ao Convento Franciscano Santa Maria dos Anjos, nossa porciúncula; e  durante o percurso, fizemos uma pausa na Comunidade Santa Clara. Ambas as comunidades prepararam um belíssimo café da manhã comunitário e são pertencentes a Paróquia Sagrada família.

A Missa de Encerramento foi presidida pelo confrade, Frei Alef Henrique Pavini, OFM, Coordenador para a Frente de Juventudes. Ao final da celebração, foi realizado o anúncio oficial do local da próxima edição. Durante o anúncio, Frei Alef, OFM resgatou a história e a importância da marcha para a Custódia e oficializou que a 8ª Marcha Franciscana da Juventude acontecerá na cidade de Olímpia/SP, durante os dias 31 de julho a 03 de agosto de 2025.

Somos gratos a Deus pela inspiração e ânimo para recomeçar um projeto muito importância para a vida juvenil e vocacional enquanto Fraternidade Custodial. Rogamos a intercessão da mãe Aparecida, esta que é padroeira do Santuário que sediará a próxima edição, para que sempre tenhamos força e vigor em testemunhar o carisma franciscano onde quer que estejamos. São Francisco e Santa Clara nos acompanhem neste bom propósito!

Fraternalmente,

Equipe de Comunicação