Fraternidade de Ribeirão Preto/SP acolhe o 1º Encontro de Párocos do Triênio (2025/2027)

Ribeirão Preto (SP) – A Fraternidade e a Paróquia Santo Antônio Maria Claret e Santo Antônio de Sant’Ana Galvão acolheram nessa terça (01/04), o 1º Encontro de Párocos da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus desse triênio (2025/2027). Quase todas as Paróquias foram representadas pelos seus respectivos párocos e algumas pelos seus Vigários Paroquiais. Atualmente são 10 paróquias que estão na responsabilidade de nossa entidade.

As paróquias formam a maior Frente de Evangelização da Custódia. Essa frente, por sua vez é animada pelo Secretariado para a Missão e Evangelização, que também auxilia os irmãos que assumem os serviços de evangelização, encorajando-os e sendo um suporte frente os desafios da missão.

O encontro foi moderado por Frei Israel Costa Cardoso, OFM, que atualmente está como coordenador da Frente. Num espírito de respeito e comunhão os confrades iniciaram o encontro com uma partilha dos trabalhos, experiências, os desafios, as alegrias e os projetos a serem encaminhados nesses próximos anos.

Após as partilhas, o Secretário para a Missão e Evangelização, Frei Eduardo Augusto Schiehl, OFM, relatou sobre os projetos e encaminhamentos para esse ano. O enfoque foi para o Encontro de Leigos que acontecerá no final do mês de maio. O confrade também ressaltou uma das prioridades elencadas no Congresso Capitular, que são as Fraternidades Evangelizadoras. Durante esse triênio iremos somar forças para potencializar essa prática a pedido do Secretariado Geral para a Missão e Evangelização da Ordem dos Frades Menores.

Os párocos contaram com a presença e com a assessoria da Dra. Ana Garbim, que é integrante do Secretariado para a Missão e Evangelização. Ela presidirá um Projeto de Gestão para as comunidades de fé e para as Obras Sociais. Esse processo terá a intenção de contemplar as várias instâncias e os agentes da Evangelização de nossa entidade. Esse projeto se ocupará pela implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em todas as Frentes de Evangelização Custodial.

Inicialmente será feito um levantamento de todas as nossas Frentes e serviços através de um senso, onde os leigos, frades, colaboradores, agentes e coordenadores de pastoral responderão um questionário, que terá como intenção fazer um mapeamento da nossa atuação dentro do território Custodial, analisando o perfil de cada comunidade para a uma melhor atuação frente as demandas.

Uma segunda etapa será as formações, acompanhamentos in locus, produções de cartilhas e capacitações para os “gestores”, párocos, líderes de comunidade, coordenadores de pastoral, secretárias(os), colaboradores de nossas Paróquias/Santuários e Obras Sociais. Sendo assim, iniciaremos uma cultura que visa o respeito e a prática da LGPD aliada a um aprofundamento de nossa identidade carismática.

Por fim, uma terceira e última etapa, adotaremos o Compliance, modelo de gestão onde poderemos gerir com mais perfeição nossa atuação Missionária e Evangelizadora na prevenção de conflitos e delitos.

Após a exposição enceramos o nosso encontro com um delicioso almoço.

Fraternalmente,

Frei Eduardo Augusto Schiehl, OFM (Secretário para a Missão e Evangelização)