Aconteceu de 06 a 09 de março a Visita Canônica na Fraternidade Nossa Sra. de Fátima de Araguari/MG. Os frades da fraternidade aguardavam a chegada do Visitador Geral, Frei Wanderley Gomes de Figueiredo, OFM, representante do Ministro Geral para o nosso Capítulo Custodial que acontecerá em novembro próximo.
Durante a organização da Visita Canônica a colaboradora da fraternidade, Luzia, ficou com suspeita de COVID, uma vez que o seu filho havia realizado recentemente o teste, sendo positivo o resultado. Foi preciso reformular a programação às vésperas da chegada de Frei Wanderley, OFM, pois sua chegada estava prevista para sábado à noite, para o jantar.
Contudo, em uma conversa improvisada com Frei Ezimar, acabou por antecipar a chegada do mesmo, junto do Frei Wanderley, OFM em Araguari/MG. Surpresos, porém felizes por receber o Visitador Geral, os frades da fraternidade local, à saber: Frei Manoel Gomes Barbosa, OFM (Guardião), Frei Mauro Luiz de Oliveira, OFM (Pároco) e Frei Filomeno Póppiti, OFM; acolheram calorosamente os confrades que chegavam.
Seguindo os costumes de Araguari/MG, o Visitador Geral e Frei Ezimar, OFM foram acolhido com um delicioso café da tarde, contendo pamonhas, elemento principal da tradição. No jantar, a fraternidade local celebrou junto com o Visitador Geral um momento fraterno, alegrando-se com este momento ímpar na vida da Fraternidade Custodial.
Frei Wanderley, OFM se reuniu com a fraternidade e organizou o cronograma da Visita Canônica, combinando os momentos necessários. Dentro das possibilidades da pandemia, também foi agendado um momento com as lideranças da paróquia. Na oportunidade, o confrade colocou seus talentos e dons culinários à serviço da fraternidade, no qual se prontificou a preparar o almoço de domingo.
Nas celebrações Frei Wanderley, OFM, apresentou o verdadeiro sentido de sua visita à esta fraternidade. Em conversa com a OFS (Ordem Franciscana Secular), escutou dos irmãos acerca da relação fraterna com a fraternidade dos frades, a partilha de experiência e colaboração. Com as lideranças da paróquia, escutou sobre a ação dos frades, do empenho na luta pela boa evangelização, onde os líderes destacaram as qualidades de cada frade, em especial recordando um pouco da história dos franciscanos nesta realidade; frisaram que neste tempo de pandemia, houve um desdobramento em vários aspectos.
Merece destaque a celebração que houve com a fraternidade no domingo à noite (07), pois a fraternidade foi surpreendida com o resultado do exame de Frei Manoel, OFM; testando positivo para COVID. Confirmado a sua contaminação, participou da celebração de maneira online. A partir de então, Frei Manoel Gomes Barbosa, OFM, guardião da fraternidade permaneceu em isolamento.
Preservando os irmãos, mantendo o isolamento, Frei Manoel, OFM foi cuidado pelos confrades, inclusive pelo Visitador Geral. Posterior a notícia do resultado do guardião local, Frei Filomeno, OFM também testou positivo para o COVID, passando a ficar em isolamento.
Frei Wanderlei, OFM obteve um panorama da Paróquia Nossa Sra. de Fátima quando conversou com o pároco, Frei Mauro, OFM. Conheceu o território paroquial, as capelas urbanas e as capelas da zona rural. Na segunda-feira (08) houve uma reunião com as lideranças das comunidades. Também foi apresentado a situação financeira da paróquia, bem como os seus desafios, destacando que a paróquia tem apenas um carro e que se esforça para adquirir outro.
No decorrer da Visita Canônica, Frei Wanderley, OFM recebeu a visita de Frei Patrick Roberto, OFM, guardião da Fraternidade de Cappacio/Itália que se encontra de férias no Brasil; para uma conversa com o Visitador Geral.
Ao término da visita, Frei Wanderley, OFM realizou um breve momento de oração, refletindo sobre o Evangelho de Mt 18, 21-35, acerca do perdão fraterno. Agradeceu a acolhida da fraternidade e realizou a leitura da síntese de sua visita.
A Fraternidade de Araguari/MG agradece ao Frei Wanderley, OFM pela presença fraterna e misericordiosa; e pedimos a Deus que o abençoe durante este árduo serviço em prol da Ordem dos Frades Menores e da nossa Fraternidade Custodial.
PAZ e BEM!
Fraternalmente,
Frei Manoel Gomes Barbosa, OFM (Guardião)