Os Secretários para a Evangelização das entidades que compõem a Conferência dos Frades Menores do Brasil e Cone Sul (CFMB y Cono Sur) estiveram reunidos neste mês de abril na Casa de Retiros Recanto de Assis, em Belo Horizonte (MG). O encontro é realizado uma vez por ano pelo Serviço Franciscano de Evangelização e Missão (SIFEM) e tem como objetivos promover a comunhão e a partilha da experiência evangelizadora dos Frades Menores neste território, que envolve quatro países (Argentina, Brasil, Chile e Paraguai), planejar ações e propor projetos em comum.
Dentre os desafios à Missão Evangelizadora hoje, foram apontados a tendência à autorreferencialidade, o comodismo, a queda no número de candidatos à Vida Religiosa Franciscana, a falta de motivação missionária e as grandes estruturas físicas e institucionais a serem administradas. No que diz respeito à integração no interno da Conferência, destacam-se como maiores desafios a grande distância geográfica entre as entidades, dada a extensão do território, e a diferença dos idiomas (português e espanhol). Apesar destes aspectos que demandam empenho para serem superados, a disponibilidade para estreitar os laços na missão segue como marca da CFMByConoSur.
Por outro lado, o grupo também identificou muitas oportunidades que trazem esperança à missão, entre elas: o crescimento da busca espiritual pelas pessoas, as provocações e chamados do Papa Francisco para uma Igreja em Saída, a diversidade cultural e social que marcam as presenças dos frades nestes países, a possibilidade de cada vez mais se fomentar o diálogo e a interação, a participação ativa dos leigos e leigas na missão evangelizadora e o bem-querer manifestado aos frades e a São Francisco de Assis em praticamente todos os setores da sociedade.
Outra tarefa do grupo foi a de revisar o Regimento do SIFEM e propor alguns ajustes na redação, buscando uma atualização desse documento. Também houve ocasião de se responder, em conjunto, o Questionário do Secretariado Geral para a Evangelização e Missão em vista da construção da Ratio Evangelizationis Franciscanae, uma espécie de guia geral para iluminar a missão evangelizadora dos frades menores em todo o mundo. Tempo considerável foi empregado ainda na proposição de projetos evangelizadores para os próximos anos, dependendo estes, ainda, da aprovação dos Ministros e Custódios das entidades que compõem a Conferência.
As ações sugeridas envolvem a Evangelização com as juventudes, a realização de uma missão anual em áreas de desafios da Conferência, a constituição de uma fraternidade missionária itinerante e a promoção de um Congresso de Evangelização aberto para frades e leigos. Das doze entidades que compõem a CFMByConoSur, nove estiveram representadas. O encontro, realizado entre os dias 15 e 20 de abril, foi concluído com um passeio dos participantes pela Capital Mineira.
Frei Gustavo Wayand Medella, OFM
Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil