Frades Animadores de JPIC se reúnem em Assis/Itália para Encontro Internacional

Entre os dias 01 e 07 de março de 2025, a cidade de Assis, Itália, acolheu um importante encontro dos frades animadores de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) de todas as Conferências da Ordem dos Frades Menores. Este evento reúne frades de diversas partes do mundo sob a coordenação do Animador Geral de JPIC da Ordem, Frei Daniel Blanco, OFM, e do Secretário Geral para este serviço, Frei Tauchen, OFM. Representando a Conferência Franciscana do Brasil e Cone Sul (CFByCS), participou o Frei João Paulo Gabriel, OFM, frade da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus (SP e MG) e atual coordenador do serviço na Conferência.

A abertura do encontro foi marcada por uma saudação inicial de Frei Daniel Blanco, OFM, seguida pelas palavras de acolhida do Ministro Provincial da Província Seráfica de Assis, que abriu as portas deste local sagrado para a reflexão e aprofundamento dos temas propostos. Frei Ignacio, OFM, Vigário Geral da Ordem dos Frades Menores, também deu as boas-vindas aos animadores presentes e destacou a importância do encontro como um espaço de diálogo para identificar e enfrentar os desafios do serviço em rede franciscana. Como gesto de inclusão e fraternidade, seu discurso foi proferido nas três línguas oficiais do evento: inglês, espanhol e italiano.

Como apresentado no texto oficial da Ordem, “nos dois primeiros dias, foram apresentados os relatórios de trabalho de JPIC dos últimos três anos. Durante as apresentações, percebeu-se o nobre trabalho de muitos franciscanos no mundo em várias áreas relacionadas às prioridades do triênio, ou seja, conversão, justiça climática e ecologia integral; atenção aos migrantes e refugiados; e compromisso com a não-violência e a construção da paz.”

Os relatórios também observaram o aumento dos conflitos sociais nas regiões da Ásia, África e América Latina, bem como guerras na Europa e no Oriente Médio. Essas guerras e conflitos levaram ao crescimento do número de migrantes e refugiados nos últimos anos.

No terceiro dia, foi visitado o Convento de São Damião, onde Francisco compôs o Cântico das Criaturas em 1225. Aqui os frades e irmãs, liderados pelo Frei Sisto Russo, OFM, percorreram todos os cantos que marcaram a vida de Santa Clara e São Francisco de Assis. Além disso, os participantes celebraram a Eucaristia presidida por Frei Cesare Vaiani, OFM, Definidor Geral, na mesma capela que Francisco reconstruiu com suas próprias mãos e onde experimentou o chamado do Crucificado.

No dia anterior, o Frei William Short, OFM, ofereceu uma profunda reflexão intitulada O Cântico das Criaturas e a Ecologia Integral, enquanto Gabriel López, fundador da Católicos en Red (Católicos na Rede), durante seu discurso, conscientizou sobre a importância de comunicar nossas atividades, especialmente através da narração de histórias (contação de histórias) que vivemos em nosso serviço.

O Conselho Internacional de JPIC é composto pelo animador de cada uma das treze Conferências Franciscanas e pelos cinco membros do Comitê de Animação de JPIC e é “um grupo consultivo, constituído pelo Definitório Geral, com o objetivo de ajudar o Escritório de JPIC, o Definitório Geral e as Conferências em sua importante tarefa de formaçãoconscientizaçãoanimação e compromisso da Ordem no campo da JPIC” (Art. 1 dos Estatutos Particulares da JPIC)”.

O encontro certamente foi uma experiência de impulso aos frades animadores a caminharem juntos na missão de promover a paz, a justiça e o cuidado com a criação, sempre inspirados pelo testemunho de São Francisco de Assis.

Frei João Paulo Gabriel Mendes de Moraes, OFM