Com gratidão no coração, frades concluem “Semana de Formação Custodial”

Franca (SP) – Com ânimo fraterno e dispostos a resgatarem o primeiro amor do chamado divino feito a cada frade da Fraternidade Custodial, os frades da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus estiveram reunidos durante esta última semana (25 a 29/07), no Convento Santa Maria dos Anjos, em Franca/SP, para a “Semana de Formação Custodial” anual.

Sob a temática “A evangelização franciscana hoje”, a formação foi conduzida pelo confrade, Frei Gustavo Wayand Medella, OFM, atual Vigário Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Em suas colocações, motivou os frades a refletirem a temática, baseando-se nas Exortações Apostólicas “Evangelli Gaudium” e “Fratelli Tutti; e também no “O Reino de Deus está próximo”, documento da SGME (Secretaria Geral para a Missão e Evangelização) da Ordem.

Todos os dias foram propostos momentos para as colocações, partilhas em grupos e reflexões em plenárias, além da rotina de orações e celebrações eucarísticas, bem como dos recreios fraternos a cada noite, favorecendo o convívio, a unidade e a comunhão dos confrades durante os dias propostos.

Frei Gustavo, OFM em uma de suas falas iniciais, mencionou que o capítulo II da Exortação Apostólica “Evangelli Gaudium” aponta o caminho necessário para aumentar a capacidade de diálogo, para assim deixar que o espírito sopre no campo da Evangelização e missão.

Gratos a Deus pelo dom da vida e vocação de cada confrade e pela graça de poder viver a Fraternidade, rogamos as bençãos do Pai Onipotente, sob a intercessão do pobrezinho de Assis, para que abençoe toda a Fraternidade Custodial em sua vida e missão, concedendo a graça da Santa Perseverança a todos!

Fraternalmente,

Frei Alef Henrique Pavini, OFM


Na ‘Alegria do Evangelho’ o ‘Reino de Deus está próximo’

Na Alegria do Encontro com Jesus, nasce o desejo da Missão; levar a Boa Nova do Evangelho a todos os povos em todas as circunstância, gera a Esperança da Misericórdia e da Salvação!

Anunciar o Evangelho com a vida é cumprir o Mandato Missionário; é experiência de Amor; é testemunho que atrai!

Jesus é o sentido da Vida é Fonte da Missão; traz uma Paz-inquieta que impulsiona para o Encontro com os Irmãos!

Na vida em Fraternidade se conserva e se irradia a Fé; é fonte de Esperança que faz a construção da Igreja-Comunhão!

De pessoa para pessoa, fazer o bem o tempo todo; é cumprir a Lei do Amor, como ensina Jesus nosso Senhor!

A Missão, é caminho diário de conversão e testemunho verdadeiro; modelados pela Graça de Deus, somos como o barro nas mãos do oleiro. Seguimos por um caminho novo, pois é Deus quem aponta a direção. Basta abrir o coração!

Guiados pelo Espírito Santo, somos Fraternidade-Igreja em Ação; em todas as realidades transborda a Alegria do Evangelho em cada coração; somos todos Igrejas; somos todos Irmãos!

Sustentados pelos pilares da Vida Fraterna e pelos pulmões da Missão: Fraternidade e Minoridade; Caridade e Oração; é testemunho de vida; é conquista por atração; é reconhecimento na partilha e no amor-doação; é vida autêntica entre todos os Irmãos!

Jesus Palavra, Jesus Eucaristia: é base e fonte da Missão; comungar a Vida-Nova é certeza da Alegria do Evangelho que enriquece o tesouro de cada coração. O Reino de Deus está próximo, somos todos Irmãos!

PAZ e BEM…

Frei José Antônio Alves de Souza, OFM

Franca, 29 de julho de 2022