Frei Suelton, OFM professa solene na Ordem dos Frades Menores, em Campina Grande/PB

Campina Grande (PB) – Com júbilo e alegria, a Fraternidade Custodial agradece a Deus pela dádiva da vida e vocação do confrade Frei Suelton Costa de Oliveira, OFM, que na noite desta sexta-feira (03), na Paróquia São Francisco de Assis, em Campina Grande/PB, professou solene os votos de obediência, sem nada de próprio e castidade na OFM (Ordem dos Frades Menores).

Com o lema: “O Altíssimo mesmo me revelou que eu deveria viver segundo a Forma do Santo Evangelho” (Test. 14), escolhido pelo professando, a celebração eucarística foi presidida pelo Custódio, Frei Fernando Aparecido dos Santos, OFM e contou com a presença de vários frades da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus e da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, as irmãs Clarissas, bem como todo o povo de Deus, amigos e familiares.

Em sua homilia, Frei Fernando, OFM mencionou acerca das exigências que o compromisso traz, visando ser entrega diaria na vida dos irmãos: “Este sim que você confirmará daqui a pouco não é um sim acabado, mas antes um compromisso diário, porque o chamado de Deus continuará exigindo de você, como exige dos demais consagrados(as) aqui presentes, uma resposta, uma entrega definitivamente assim como foi com São Francisco, com Santa Clara e, especialmente, com Maria, que é modelo pleno de consagração a Deus e serviço aos irmãos, isto é doação, entrega e superabundância de gratuidade e de amor”. Enfatizou a regra e forma de vida do Frade Menor, e acrescentou: “Isso é possível, porque somos sustentados pela graça do Senhor e pelo vigor da caridade fraterna, segundo o espírito de São Francisco”.

Natural da cidade do maior São João do mundo, Frei Suelton, OFM adentrou para o processo formativo na Custódia no ano de 2014. Fez o noviciado no ano de 2016 e professou os primeiros votos no dia 3 de janeiro de 2017, em Catalão/GO. Cursou filosofia na Faculdade João Paulo II, em Marília/SP e residiu dois anos (2020 e 2021) na Fraternidade Missionária, em Capaccio/Itália. Atualmente reside na Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus, em Bebedouro/SP.

Repleta de muita emoção e alegria, Frei Suelton, OFM agradeceu a presença de todos, presentes fisicamente ou pelos meios virtuais. Frei Alef Henrique Pavini, OFM, secretário custodial, fez a leitura da Benção de São Francisco, enviada pelo Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei Massimo Fusarelli, OFM e que foi entregue pelo Custódio ao recém-professo. Após, leu também a Ata da Profissão Solene, registrando este momento ímpar na história da Fraternidade Custodial, da Paróquia São Francisco de Assis de Campina Grande/PB e sobretudo na vida e vocação deste irmão.

Após a celebração eucarística, aconteceu um jantar festivo, repleto de animação e danças típicas do nordeste, abrilhantando a noite deste dia em que a Ordem ganha um novo frade, por toda a vida.

Gratos a Deus pela vida, vocação e consagração de Frei Suelton, OFM, a Fraternidade Custodial radiante está por este irmão, agora consagrado definitivamente ao Senhor, pois abraçou a radicalidade do batismo em sua vida para sempre, em favor dos menores e mais sofridos. Que nossa mãe Maria, junto do seráfico pai, interceda por este confrade, ajudando-o a perseverar neste belíssimo propósito.

Fraternalmente,

Equipe de Comunicação