Teresina/PI – A “cidade verde” manifestou sua beleza e encantou os frades de nossa Fraternidade Custodial, bem como os leigos, amigos e familiares de nosso confrade, Frei João Paulo Gabriel Mendes de Moraes, OFM, neste sábado (28), dia em que se encerra o Tríduo Vocacional em ação de graças pela Profissão Solene deste nosso irmão, recém-professo no último dia 23 de abril, no interior de São Paulo.
Os missionários durante a parte da manhã, conheceram um dos principais pontos turísticos da cidade que nos acolhe, a “Ponte Estaiada”, inaugurada no ano de 2010 em comemoração aos seus 150 anos. Visitaram também a Igreja de São Benedito, localizada na área central da cidade e alicerçada em cima do cemitério, onde eram enterrados os negros, indígenas e leprosos, revelando um pouco da sociedade teresinense no século XIX.
Posterior, visitamos a Catedral Metropolitana de Teresina/PI, ou como é conhecida pelo povo, a Igreja das Dores. Localizada no centro da cidade, é situada na praça Saraiva, com fundação em 25 de março de 1865. Além de toda a programação cultural, Frei João Paulo, OFM levou os visitantes para conhecer um pouco de sua história, mostrando os lugares onde residiu, estudou e trabalhou antes de adentrar a Vida Religiosa Franciscana.
O almoço foi servido na residência onde os missionários estão hospedados e durante a tarde, aproveitaram para descansar e se prepararem para a última celebração deste Tríduo Vocacional.
As 18h30 os frades, familiares e conhecidos, bem como todo o povo de Deus de Teresina/PI, estiveram reunidos na Paróquia Nossa Sra. de Lourdes (Bairro Vermelha) para a conclusão deste momento ímpar na vida de nosso confrade, Frei João Paulo, OFM, o Tríduo Vocacional em ação de graças pela sua Profissão Solene. A celebração foi presidida pelo confrade, Frei José Aécio de Oliveira Filho, OFM e quem proferiu a homilia foi o Frei Cláudio Silva, OFM da Província Franciscana de Nossa Sra. da Assunção (MA e PI).
A temática que norteou a noite de hoje, foi “O sim definitivo, a opção pelos pobres”. Frei Cláudio, OFM enfatizou a importância do anúncio do Cristo Ressuscitado, bem como pela misericórdia para com os irmãos e amor pelos pobres; pontos estes que em seus votos, Frei João Paulo, OFM abraçou por toda a sua vida.
No final da celebração, foi lida a Ata de Profissão Solene de nosso irmão, pelo Frei Alef Henrique Pavini, OFM, secretário custodial, e após, os jovens do grupo GERAR (Geração de Adoradores ao Rei) prestaram uma homenagem ao confrade, utilizando como tema a Oração de São Francisco de Assis. Frei Eduardo Augusto Schiehl, OFM, coordenador do SAV (Serviço do Animação Vocacional), conduziu antes da benção final, uma homenagem a Sra. Eliene Gabriel Cruz, mãe de Frei João Paulo, OFM, finalizando com a consagração a Nossa Sra. de Lourdes, padroeira da paróquia que acolheu os missionários nesta noite.
Terminada a missa, aconteceu um momento de Adoração ao Santíssimo, junto do grupo GERAR, cuja condução ficou na responsabilidade de Frei João Paulo, OFM. Num clima de oração, fé e meditação, todo o povo reunido participou entregando-se por inteiro a este momento proposto.
Gratos a Deus pela oportunidade de conviver com o povo teresinense, pela fraternidade, pela acolhida e pelo dom da vocação deste nosso irmão, a nossa Fraternidade Custodial suplica as bençãos de Deus sobre todos os filhos da terra da cajuína, em gratidão por todo o afeto e recepção durante estes dias. Que a Virgem de Lourdes interceda sempre por este povo de fé!
Fraternalmente,
Equipe de Comunicação