
Entre os dias 20 e 24 de outubro, a cidade de Tlaquepaque, Jalisco, México, acolheu a Assembleia Geral da Rede Franciscana para Migrantes (RFM) das Américas. O encontro reuniu facilitadores e facilitadoras dos diversos países, onde o Brasil foi representado pelos confrades, Frei Wagner José da Rosa, OFM (Custódia Francisca das Sete Alegrias de Nossa Senhora – MT e MS) e Frei João Paulo Gabriel Mendes de Moraes, OFM (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus – SP e MG) e também pela Irmã Leyde Avila (Carmelita Missionária), membros do Comitê Diretivo, Comitê de Incidência e aliados, além de convidados especiais, como Frei Inácio Ceja, OFM, Vigário Geral da Ordem dos Frades Menores (OFM), e os confrades, Frei Francisco Gomes, OFM e Frei Denis Tayo, OFM da Secretaria Geral para Evangelização e Missão.

Durante os dias de trabalho, a Assembleia foi um espaço fecundo de escuta, partilha e discernimento. Foram definidos os Planos de Ação Geral dos comitês de coordenação, diretivo e de incidência, bem como a aprovação do Protocolo de Proteção. O ponto alto do encontro foi a eleição da nova Comissão Diretiva, que assumirá o serviço de animação e coordenação geral da Rede pelos próximos três anos.
O novo Comitê Diretivo ficou assim constituído:
- Frei Daniel Blanco, OFM (JPIC – Roma)
- Irmã Ailén Mckenzie (RFM – EUA)
- Frei João Paulo Gabriel, OFM (RFM – Brasil)
- Rosario Martínez (RFM – Guatemala)
- Frei David Albarrán, OFM (RFM – México)
- Beatriz Calixto (Comitê de Incidência)
- Rafael Lara (RFM – Panamá), que assumirá o serviço de Facilitador Geral da RFM.

Com gratidão pelos serviços prestados pela equipe anterior e confiança na nova etapa que se inicia, a Rede Franciscana para Migrantes reafirma seu compromisso de cuidar, acolher, proteger e promover as pessoas em mobilidade humana, especialmente as mais vulneráveis.
Inspirada no carisma de São Francisco de Assis, a RFM segue construindo pontes de fraternidade entre povos e fronteiras, com esperança renovada na força do Evangelho e na certeza de que “ninguém é estrangeiro na Casa Comum”.
O novo Comitê Diretivo inicia seu serviço com o coração aberto e os pés a caminho, para continuar fazendo da migração um lugar de encontro, solidariedade e conversão franciscana.
Frei João Paulo Gabriel M. de Moraes, OFM (Membro do Comitê Diretivo / Facilitador RFM Brasil)









