Franca (SP) – Revigorados pelo espírito da missão e impulsionados pela vivência fraterna, os frades Ministros Provinciais e Custódios das entidades da Ordem dos Frades Menores (OFM) do Brasil, Argentina, Chile e Paraguai, concluíram nesta quinta-feira (27) a Assembleia da Conferência Franciscana do Brasil e Cone Sul. Os participantes estavam reunidos desde o último domingo (23) na entidade anfitriã, a Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, que abrange o território do interior do Estado de São Paulo e Triângulo Mineiro.
Essa Assembleia acontece duas vezes por ano, sendo sempre uma delas no Brasil e a outra em algum dos países que compõem a região Cone Sul. Na oportunidade, participaram todos os Ministros Provinciais e Custódios da Conferência, a saber:
- Frei César Külkamp, OFM – Definidor Geral para a América Latina (Roma/Itália)
- Frei Edilson Rocha, OFM – Custódia Franciscana de São Benedito da Amazônia (Brasil)
- Frei Fernando Aparecido dos Santos, OFM – Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus (Brasil)
- Frei Rogério Viterbo de Sousa, OFM – Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora (Brasil)
- Frei Antônio Pacheco, OFM – Província Franciscana de Nossa Sra. da Assunção (Brasil)
- Frei Carlos Antônio da Silva, OFM – Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil (Brasil)
- Frei João Amilton dos Santos, OFM – Província de Santo Antônio do Brasil (Brasil)
- Frei Hilton Farias de Souza, OFM – Província Santa Cruz (Brasil)
- Frei Marino Pedro Rhoden, OFM – Província São Francisco de Assis (Brasil)
- Frei Paulo Roberto Pereira, OFM – Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil (Brasil)
- Frei Daniel Alejandro Fleitas Zeni, OFM – Província São Francisco Solano (Argentina)
- Frei Emílio Andrada, OFM – Província da Assunção da Santíssima Virgem do Rio da Prata (Argentina e Paraguai)
- Frei Carlos Guillermo Paz Guzmán, OFM – Província da Santíssima Trindade (Chile)
Durante a segunda-feira (24), os Custódios e Ministros Provinciais dedicaram todo o dia para as partilhas de vida, das experiências vividas nas realidades locais e também acerca do ânimo vocacional dos demais frades que compõem cada Custódia ou Província. Já na terça-feira (25), iniciou-se as discussões das pautas propostas, visando os encaminhamentos práticos necessários e também avaliando novas ideias para serem desenvolvidas em nível de Conferência.
Na manhã da quarta-feira (26), Frei Robson Luiz Scudela, OFM, ecônomo da Conferência e frade da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, esteve presente junto aos Provinciais e Custódios para realizar a prestação de contas das movimentações financeiras da Conferência. Dentre os investimentos realizados, destacaram-se os valores investidos no encontro da UCLAF.
Após a prestação de contas e aprovação, Frei Robson, OFM também apresentou aos Ministros e Custódios a nova proposta envida pelo Economato Geral da Ordem dos Frades Menores referente à contribuição fraterna realizada por cada uma das entidades em favor da Ordem, a fim de que esta tenha condições de manter-se na animação fraterna e missionária dos confrades. Finalizada a explanação, os confrades dedicaram-se à partilha das impressões e aprovaram uma das propostas que será encaminhada à Cúria Geral como resposta ao pedido.
Já a parte da tarde foi conduzida pelos confrades, Frei Wanderley Gomes de Figueiredo, OFM, (Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora – MT e MS – Brasil) e do Frei Agustin Jara Podestá, OFM (Província São Francisco Solano – Argentina), este via Google Meet, que partilharam um pouco da experiência em nível de Ordem na formação para a Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis, bem como provocaram os Ministros Provinciais e Custódios a refletiram sobre a respectiva temática.
Na quinta-feira (26), logo pela manhã os frades se deslocaram para a cidade de Bebedouro/SP, onde conheceram um pouco do Educandário Santo Antônio e da Casa de Santa Clara, ambas obras sociais acompanhadas pelos frades da Custódia. Terminadas as visitas, partiram para Olímpia/SP, onde foram acolhidos pela Fraternidade Local com o almoço, seguido da tarde de passeio no “Thermas dos Laranjais” e concluíram o dia com o recreio fraterno, finalizando assim a Assembleia da Conferência Franciscana do Brasil e Cone Sul.
Gratos a Deus pela oportunidade de acolhê-los em nossa entidade, rogamos a Ele que abençoe e conduza sempre os trabalhos da Conferência e de todas as entidades da Ordem dos Frades Menores espalhadas pelo mundo. Que o Seráfico pai interceda nesta árdua missão de anunciar o Evangelho de Jesus e propagar a PAZ e o BEM.
São Francisco e Santa Clara, rogai por nós!
Fraternalmente,
Frei Alef Henrique Pavini, OFM (Secretário Custodial)