75 anos: Gratos a Deus pela vida e vocação franciscana, frades concluem o ano jubilar com celebração em Olímpia/SP

Olímpia (SP) – Com júbilo no coração e radiantes pela alegria fraterna, a cidade Menina Moça acolheu na noite desta sexta-feira (17) em seu Santuário Nossa Sra. Aparecida, os frades da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus para celebrarem o encerramento do ano jubilar dos 75 anos de presença em terras brasileiras, no interior do estado de São Paulo, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Dom Milton Kenan Júnior, Bispo Diocesano de Barretos/SP

A celebração foi presidida pelo ordinário local, Dom Milton Kenan Júnior, Bispo Diocesano de Barretos/SP e contou com a presença dos frades da Fraternidade Custodial, os noviços do Noviciado Comum de Catalão/GO, bem como fiéis de todas as frentes de Evangelização da Custódia.

Preparada com esmero e carinho para bem acolher a todos os presentes, a equipe de acolhida do Santuário esteve prontamente recebendo e orientando a todos os que iam chegando. Marcada com imagem do Sagrado Coração de Jesus, patrono da Custódia, o ambiente e presbitério foram ornamentados de acordo com a simplicidade franciscana.

Com a autorização de Dom Milton, os frades celebraram antecipadamente a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e na oportunidade do jubileu dos 75 anos, renovaram os compromissos da Vida Religiosa, como realizado todos os anos.

No momento do ato penitencial, o Custódio, Frei Fernando Aparecido dos Santo, OFM, realizou as três invocações em formas de súplicas, pedindo perdão pelas vezes que os frades não cumpriram com o compromisso de consagrados, pelo bem do povo de Deus.

Dom Milton proferindo a homilia

Dom Milton Kenan em sua homilia, realizou uma breve recordação histórica dos primeiros missionários franciscanos vindos para o Brasil, a importância da missionariedade, bem como a audácia de avançar águas mais profundas para anunciarem o Evangelho, regra de vida dos Frades Menores.

Após a homilia, os frades solenes realizaram a renovação dos seus compromissos de consagrados: “Para o louvor e glória da Santíssima Trindade, Eu, Frei ………, hoje, celebrando a graça de ……. anos de profissão na vida religiosa franciscana, quero renovar o meu compromisso de vida radicalmente evangélica. Nesse jubileu de 75 anos da chegada dos primeiros frades italianos ao Brasil, reafirmamos o nosso compromisso de testemunhar a Regra e a Vida dos Frades Menores, já professada e assumida livremente por cada um de nós. Reconhecemos nossa pequenez pessoal e os limites da nossa missão enquanto fraternidade custodial. Pedimos perdão por nossas faltas cometidas nesses 75 anos de história! Confiando na misericórdia infinita de seu Filho Jesus, nos recomendamos à sua bondade, pela intercessão de Maria Imaculada, a mãe dos menores, de São Francisco e Santa Clara, assim como todos os santos e santas da Ordem seráfica. Confirmamos, de todo o coração, a nossa entrega a essa fraternidade Custodial, e imploramos o auxílio do Espírito Santo, e a ajuda fraterna de todos, para que tendamos sempre mais à caridade perfeita e ao serviço alegre e generoso à Deus, à Igreja e aos homens.”

Após a comunhão, alguns leigos do Santuário e também os aspirantes e postulantes, prepararam uma homenagem aos frades, onde recordaram a chegada dos 10 primeiros frades missionários italianos.

Terminada a apresentação, Frei Fernando, OFM fez os agradecimentos, destacando a importância de cada Frade e Fraternidade onde reside. Recordou também de cada Obra Social que é acompanhada pela Custódia, bem como rendeu graças pela presença e companhia das Irmãs Clarissas e as Irmãs Franciscanas Pequenas Missionárias Eucarísticas, que estão presentes no território Custodial. Na oportunidade, o Custódio também agradeceu a presença do Prefeito Municipal da Estância Turística de Olímpia/SP, Sr. Fernando Augusto Cunha.

Finalizada a celebração com a benção solene dada pelo Bispo Local, os frades, postulantes e aspirantes, tiraram uma foto oficial e em seguida, partiram para o Salão Paroquial FENOSSA, onde todos foram acolhidos com um coquetel.

Repleto de criatividade e retorno as origens, o Salão Paroquial conduziu com sua ornamentação e organização, uma bela viagem histórica à Nápoles/Itália, cidade de onde partiram os 10 primeiros frades, vindos da Província do Sagrada Coração de Jesus, província-mãe da Custódia.

A apresentação realizada ao término da celebração, continuou no palco do FENOSSA, junto das belíssimas apresentações de danças do GODAP (Grupo Olimpiense de Danças Parafolclóricas), que encantaram os presentes. Após as apresentações, conforme iam servindo o coquetel, todos os frades, formandos e fieis que ali estavam, puderam adentrar nas salas de catequese, pois foram preparadas e ornamentadas com temáticas específicas, separadas por décadas.

Gratos a Deus pelas vidas doadas dos primeiros frades missionários, rendemos graças a Deus pela vinda destes irmãos, dos já partiram para a casa do Pai e por todos os que no hoje, continuam construindo a história da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, bem como, dos que ainda hão de vir somar com a Fraternidade Custodial. Rendemos também graças a Deus por cada fiel leigo que colaborou e contribuiu com a Custódia e que hoje, já se encontra na Pátria Celeste. E de modo especial ainda, por todos os que somam com cada frade no hoje da história, presentes nas frentes de evangelização de nossa entidade, na porção do interior de São Paulo e Triângulo Mineiro. Que pela intercessão do Seráfico pai São Francisco, Deus vos abençoe!

Fraternalmente,

Frei Alef Henrique Pavini, OFM

Créditos/Imagens: K2 Fotografias (Ribeirão Preto/SP)