40 anos do Noviciado: Fraternidade do Noviciado Comum de Catalão/GO visita o Santuário Nacional de Aparecida/SP

Em comemoração aos 40 anos da existência do Noviciado Comum Franciscano, localizado em Catalão/GO, entre os dias 27 a 30 de novembro, a turma do ano 2023 realizou sua peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida/SP, em ação de graças por tantas comemorações, pelas bençãos alcançadas e pelo ano vivido. A viagem contou com muitas boas surpresas, cheias de sinais de Deus manifestado pela ternura da mãe, rainha e padroeira do Brasil.

No dia 27 de novembro chegamos na cidade de Guaratinguetá/SP, no Seminário Frei Galvão. Fomos bem recebidos pelos frades que ali moram, na pessoa do Frei João Francisco, guardião da Fraternidade. No dia seguinte, rezamos as Laudes junto aos frades e partimos para a casa da mãe Aparecida. A Santa Missa realizada no Santuário, foi às 10h. Frei Valdemir, OFM (Frei Miro), Frei Jair, OFM, Frei João Mário, OFM e Frei Fredy, OFM concelebraram com a intensão de agradecimento pelos 40 anos do Noviciado, pela cirurgia de Frei Jair, OFM realizada neste ano e por toda a Fraternidade reunida naquele momento de Ação de Graças. Logo após, os frades visitaram pontos históricos e marcantes do Santuário e de todo o território, como a sala dos milagres, museu, cúpula nacional e velha basílica.

Depois de Aparecida/SP, nossa próxima parada foi em um lugar muito especial. Local onde vidas são gestadas, vícios são transformados em virtudes e homens são restaurados das trevas através da “Esperança”. Fomos recebidos na fazenda da esperança logo de manhã, pelas Irmãs Clarissas que ali vivem no convento. Celebramos a Santa Missa, e logo após participamos do café da manhã junto com elas. Foi um momento muito rico e frutuoso. Após isto, conhecemos a Fazenda da Esperança, a sede, onde os residentes que ali estão fazendo sua experiência nos receberam, sendo guias para apresentar todo o projeto a nós. Visitamos as casas que eles residem, os trabalhos manuais, a saber: horta, chiqueiro e reciclagem. Visitamos também a casa onde os idosos são acolhidos pela fazenda, conhecemos os padres que ali moram, e tantos outros acontecimentos marcantes que ficarão registrados na memória do coração. Cada arte sacra, cada estrutura e obra física que ali tem, tem o seu significado, afinal tudo é vida, tudo é esperança.

Nossa última parada do passeio foi no Santuário Frei Galvão, localizado na cidade de Guaratinguetá/SP. Lá tivemos o contato com a grande devoção em honra ao primeiro santo brasileiro. Foi realizado a celebração eucarística as 15h pelo Frei Valdemir, OFM (Frei Miro), Frei João Mário, OFM e Frei Fredy, OFM. Frei Miro nos lembrou que naquele dia estávamos em festa, tanto pelos Santos e Santas da Ordem Seráfica, como pelos 800 anos da Regra Bulada escrita por São Francisco de Assis. Com o coração agradecido e cheio de graças pelas maravilhas que Deus realizara, ali vivenciamos um tempo marcante de agradecimentos ao Senhor Deus, nosso Pai.

A Fraternidade do Noviciado Franciscano 2023, agradece a todos os frades, irmãos e irmãs que nos acolheram, contribuíram e fizeram com que nós tivéssemos este grande momento celebrativo pelos 40 anos de história deste lugar que gera frades para Ordem e para a Igreja. Agradecemos de modo especial por aqueles que contribuíram para nossa viagem, seja por doações ou gestos concretos. Agradecemos aos Frades Franciscanos da Província da Imaculada Conceição do Brasil que nos acolheram com tanto carinho e atenção. As Irmãs Clarissas de Guaratinguetá/SP e a toda a Fazenda da Esperança, que abriram as portas para que pudéssemos ver os grandes sinais da presença de Deus naquele lugar. Agradecemos também a você, que nos acompanha, reza e intercede a Deus pela nossa vida e missão. Esta casa é muita grata a Deus por todos os seus benefícios realizados durante estes 40 anos de história. Que a Virgem Maria, Mãe Aparecida, continue nos cobrindo com seu manto de amor, sempre a caminho da PAZ e do BEM.