2º Domingo do Tempo Comum: “Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!”

LEITURAS: Is 49,3.5-6 / Sl 39 / 1Cor 1,1-3 / Jo 1,29-34

João Batista dá testemunho de Jesus dizendo “eu vi o Espírito descer e permanecer sobre Ele”. O batismo de João é transitório, preparativo para aquele definitivo que será o batismo messiânico, batismo no Espírito Santo. A palavra batismo vem de um termo em grego que significa “imergir”, “lavar”. João batiza com água, elemento simbólico que mantém a vida e purifica. No Antigo Testamento a água era já utilizada ritualmente com abluções para a purificação dos fiéis. João Batista convida a todos para a conversão dos pecados e a purificação. Mas ele sabe que o tempo da salvação chegou e o Espírito dá vida plena para os filhos e filhas de Deus.

A narração deste Domingo nos anuncia que Jesus é o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Ele é o Cordeiro que venceu a morte e, glorioso, quer salvar toda a humanidade. A imagem do cordeiro evoca o êxodo, a passagem vitoriosa da escravidão para a liberdade. Também faz referência ao “servo de Javé” do qual fala o profeta Isaías na primeira leitura, que será feito “luz das nações, para que a salvação chegue até aos confins da terra”. Imolava-se o cordeiro como sacrifício a Deus pelos pecados. Agora, o sangue do Cordeiro purifica aqueles que lhe são fiéis e dão testemunho de que Ele é o Salvador; são os que São Paulo diz na segunda leitura “que foram santificados em Cristo Jesus”.

João viu o Espírito. É o olhar do profeta que reconhece a força criadora de Deus que é eterno. É o mesmo Espírito que “pairava sobre as águas” no início da criação; que iluminou os profetas e sábios do povo de Deus; que fecundou Maria de Nazaré na encarnação de Jesus; que deu força ao próprio Jesus para cumprir sua missão; que encheu de luz e forças os discípulos em Pentecostes. A narração centraliza a visão de João Batista e anuncia o Cordeiro Pascal, vencedor da morte porque é “o Filho de Deus”. Assim, João percorreu e completou um caminho de crescimento espiritual e de conhecimento de Jesus Salvador.

Os cristãos de hoje também são convidados a percorrer o caminho de crescimento espiritual e de encontro com o Cordeiro, Jesus Salvador, que envia o seu Espírito Santo a todos os batizados. E como batizados, os cristãos recebem a missão de continuar a construção do Reino de Deus, pois foram transformados em “luz do mundo”. “Vós sois luz do mundo” (Mt 5,14), disse Jesus aos seus discípulos conscientizando-os da missão de cada um, isto é, de fazer a diferença onde estivessem e iluminar as situações de trevas. Missão difícil se permanecermos só na dimensão humana, física, do batismo com a água; mas não impossível se alcançarmos a dimensão divina do batismo, do Espírito, que ilumina e dá forças.

Frei Valmir Ramos, OFM