Visitador Geral dá início à Visita Canônica em vista do Capítulo Custodial 2021

No início de novembro do ano passado (2020), a Fraternidade Custodial recebeu a notícia do Definitório Geral de nossa Ordem, comunicando a nomeação de Frei Wanderley Gomes de Figueiredo, OFM da Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora (MT e MS) como Visitador Geral para o Capítulo Custodial que acontecerá em novembro deste ano. Frei Wanderley dá início hoje (25) à Visita Canônica, na Fraternidade Nossa Sra. de Fátima de Uberaba/MG.


Visitador Geral: O que é?

O visitador é chamado de “Visitador Geral” por ser um representante/delegado diretamente do Ministro Geral, bem como, por realizar a visita em nome da Ordem dos Frades Menores (OFM). É o Definitório Geral da Ordem que elege o mesmo, com o serviço de visitar a todos os frades de uma Custódia ou Província. (Cf. CCGG, Art. 213)

Durante estas visitas, o Visitador Geral deve admoestar, confortar e se preciso for, corrigir na humildade e caridade os irmãos. Tem a missão de conhecer as condições e todas as iniciativas dos confrades, das fraternidades e Custódia, pois estará olhando com um olhar de fora da realidade; facilitando a ajuda no que for necessário para os encaminhamentos futuros da entidade. (Cf. CCGG, Art. 213)

Após todas as visitas, o Visitador Geral deve realizar um relatório abordando a realidade, levando em consideração a vida franciscana (vida de oração, vida fraterna, minoridade, formação, trabalho, evangelização, economia, dentre outros), a ser enviado para o Ministro Geral e para o Capítulo Custodial.


Conhecendo um pouco do Visitador Geral

Frei Wanderley Gomes de Figueiredo, OFM, filho de Bento Evangelista de Figueiredo e de Justina Gomes de Figueiredo (In Memorian), nasceu no dia 5 de maio de 1967 em Rosário Oeste/MT. Entrou para a Ordem dos Frades Menores na Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora (MT e MS) e fez o seu noviciado no ano de 1987 em Campo Grande/MS. Professou Solene no dia 14 de agosto de 1993 e Ordenou Diácono em 17 de maio de 1997 em Campo Grande/MS. Foi Ordenado Sacerdote no dia 19 de março de 1998 em sua cidade natal. É licenciado em Filosofia, Teologia e Psicologia; possui mestrado em Teologia com especialização em Espiritualidade Franciscana. Tem especialização em Bioética e Pastoral da Saúde, bem como, especialização em Gestalt-Terapia. Já foi Visitador Geral da Província Franciscana de Santa Cruz (MG) em 2011/2012 e 2015. Atualmente reside na Fraternidade Franciscana Santa Isabel da Hungria em Campo Grande/MS.


Cronograma da Visita Canônica

  • 25 a 28 de Fevereiro: Uberaba/MG
  • 01 a 05 de Março: Uberlândia/MG
  • 06 a 09 de Março: Araguari/MG
  • 10 a 12 de Março: Catalão/GO
  • 15 a 18 de Março: Garça/SP
  • 19 a 23 de Março: Marília/SP
  • 08 a 11 de Abril: Bebedouro/SP
  • 12 a 16 de Abril: Ribeirão Preto/SP
  • 17 a 21 de Abril: Olímpia/SP
  • 22 a 25 de Abril: Franca/SP (Cúria)
  • 25 a 30 de Abril: Franca/SP (Convento Santa Maria dos Anjos)


A Fraternidade Custodial acolhe com muito carinho o Visitador Geral, Frei Wanderley Figueiredo, OFM e deseja a ele votos de um profícuo serviço em prol da Ordem dos Frades Menores e de nossa Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus. Que o Seráfico Pai São Francisco o abençoe e que nossa mãe Maria, Rainha da Ordem interceda por ele durante este árduo trabalho!

Fraternalmente,

Equipe de Comunicação

Papa Francisco: colocar-se à disposição dos outros, amando não com palavras, mas com fatos

Presidente da CNBB faz homenagem às mães, em ocasião do “Dia das Mães” comemorado no próximo domingo

CF 2022: CNBB recebe propostas de identidade visual até o dia 17 de maio

6º Domingo da Páscoa: “Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor!”

Frei Wanderley Figueiredo, OFM realiza Visita Canônica na Fraternidade de Olímpia/SP

Papa Francisco estabelece ministério de catequista

Iº Encontro Interprovincial de Postulantes das entidades que compõem o Noviciado Comum de Catalão/GO foi realizado em Franca/SP

Papa Francisco na Audiência Geral: O fruto da oração é o maior milagre que um cristão pode realizar