Ribeirão Preto (SP) – Repletas(os) da alegria franciscana pelo encontro e reencontro, as(os) Secretárias(os) Paroquiais das nossas frentes de evangelização, estiveram nesta última quinta-feira (30) reunidas(os) na Paróquia Santo Antônio Maria Claret e Frei Galvão, em Ribeirão Preto/SP, para o “Encontro de Secretárias(os) Paroquiais”, promovido pelo Secretariado para a Missão e Evangelização de nossa Custódia.
O encontro contou com presença significativa das Secretárias(os) Paroquiais das nossas paróquias, a saber: Paróquia Nossa Sra. de Fátima (Marília/SP), Santuário Nossa Sra. Aparecida (Olímpia/SP), Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Bebedouro/SP), Paróquia São Judas Tadeu (Franca/SP), Paróquia Sagrada Família (Franca/SP), Paróquia Nossa Sra. de Fátima (Uberaba/MG), Paróquia Nossa Sra. de Fátima (Uberlândia/MG), Paróquia Nossa Sra. de Fátima (Araguari/MG) e Paróquia Santo Antônio Maria Claret e Frei Galvão (Ribeirão Preto/SP), anfitriã deste momento fraterno.
Muito bem acolhidos pela Fraternidade Local, Frei Israel Costa Cardoso, OFM, guardião e vigário paroquial, Frei Antônio Carlos Marchione, OFM, pároco, Frei Cármine Mattia, OFM, vigário paroquial e Frei Lucas de Oliveira Santos, OFM, iniciou-se com o café da manhã e acolhida, as 9h30, seguida da oração conduzida pelo Frei Lucas Oliveira, OFM, responsável pela frente das Juventudes no secretariado.
Frei Lucas Lisi Rodrigues, OFM, Secretário para a Missão e Evangelização deu as boas-vindas a todos os presentes e explanou um pouco acerca do objetivo do encontro. Ressaltou que este momento foi retomado após nove anos e é o primeiro encontro a ser realizado após a unificação da Custódia (interior de São Paulo) com a extinta Fundação Nossa Sra. de Fátima (Triângulo Mineiro), estreitando assim os laços fraternos de nossas paróquias e colaboradores(as).
Ainda na parte da manhã, Frei Mauro Luiz de Oliveira, OFM, responsável pela frente das Paróquias e Santuários no secretariado, refletiu com os presentes a temática da sinodalidade. Enfatizou a importância da escuta e o trabalho “com” os outros, não “para” os outros, segundo a lógica sinodal apresentada pelo Papa Francisco.
Após o almoço, o período da tarde foi conduzido pela psicóloga Joyce Faria de Ribeirão Preto/SP, onde trabalhou a temática: “Identidade e Identificação”. Buscou salientar a diferença entre uma paróquia diocesana e uma paróquia franciscana.
Ao término do encontro, aconteceu a avaliação e em comum acordo, criou-se um grupo de WhatsApp para comunicação entre as(os) Secretárias(os) Paroquiais. Optaram também por realizar o próximo encontro com duração de dois dias e o local foi sorteado, sendo definido o Santuário Nossa Sra. Aparecida de Olímpia/SP para sediar o próximo encontro, com data ainda à definir.
Gratos a Deus pela vida, empenho e trabalho realizado por estes irmãos, a Fraternidade Custodial agradece a fidelidade e amor ao carisma franciscano, pois sabemos que ser um(a) Secretário(a) Paroquial de uma paróquia/santuário franciscano, exige semear a PAZ e o BEM no dia a dia, bem como acolher fraternalmente a todos os que se encontram conosco durante o dia; e isso, vocês realizam com maestria. Deus vos abençoe!
Fraternalmente,
Equipe de Comunicação