
Franca (SP) – O Convento Santa Maria dos Anjos, em Franca/SP, sediou, nesta terça-feira (11/03), a Reunião do Secretariado para Missão e Evangelização, reunindo leigos e leigas dos regionais da Custódia e os frades que compõem o Secretariado. Contou também com a presença de seu Secretário, Frei Eduardo Augusto Schiehl, OFM, e do Vice-Secretário, Frei Israel Costa Cardoso, OFM, que conduziram importantes reflexões e encaminhamentos.

As atividades foram iniciadas às 9h com uma oração de abertura extraída da “Novena do Cântico das Criaturas”, seguida da apresentação dos membros e serviços. Logo em seguida, Frei Eduardo, OFM apresentou o Secretariado para Missão e Evangelização, proporcionando um panorama sobre sua atuação e objetivos.

Um dos momentos centrais da manhã foi a exposição do questionário do Governo Geral e a metodologia de estudo, que permitiram uma reflexão coletiva sobre os desafios e oportunidades na evangelização. A programação seguiu com o Encontro dos Leigos, abordando a participação ativa dos fiéis nas Frentes de Evangelização da Custódia.

Antes do intervalo para o almoço, Frei João Paulo, OFM conduziu a formação sobre o documento (Instrumentum Laboris) “Até a Elaboração de uma Ratio Evangelizzationis” da Ordem dos Frades Menores. O Frei trouxe perspectivas relevantes para a prática missionária, trazendo como parâmetros fundamentais do Carisma Franciscano, e temas centrais Bíblico Teológico e Antropologia Teológica, como bases do Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), enquanto atividade importantíssima para toda a Ordem.

Na parte da tarde, os participantes discutiram a agenda, o local e a metodologia dos encontros do Secretariado. Um dos pontos debatidos foi a formação e capacitação sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), apresentada por Ana Garbim (Franca/SP), destacando a importância do compliance para a gestão das informações na Instituição. A proposta de realizar capacitações locais também foi levantada, visando especializar as lideranças nas diferentes frentes de atuação.

Após uma pausa, a reunião retomou com uma proposta de formação específica para os leigos, reforçando a necessidade de preparar melhor os envolvidos na missão evangelizadora. O encontro foi concluído com a apresentação do Plano de Evangelização da Custódia, em vista da sua reelaboração, reafirmando o compromisso com uma atuação mais eficaz e alinhada às necessidades atuais da Igreja.
A reunião destacou a importância da evangelização estruturada e bem planejada, fortalecendo o papel do Secretariado na construção de uma ação missionária mais eficiente e conectada à realidade contemporânea.
PAZ e BEM!
Frei Suelton Costa de Oliveira, OFM