SAV: Fraternidade, oração e alegria, marcam o 1º Encontro Vocacional Franciscano do ano em Marília/SP

Aconteceu no último final de semana (24 a 26 de março), o 1º Encontro Vocacional Franciscano de nossa Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, neste ano de 2023. O encontro aconteceu na Fraternidade e Paróquia Nossa Sra. de Fátima, em Marília/SP. A organização do encontro foi conduzida pela equipe do SAV (Serviço de Animação Vocacional) e contou com a colaboração dos Aspirantes e dos Frades de Profissão Temporária.

Oito são os jovens/rapazes provindos das diversas regiões do nosso território de missão e evangelização, a saber: Araguari/MG, Bebedouro/SP, Franca/SP, Garça/SP e Pompeia/SP, bem como da cidade anfitriã, Marília/SP.

Sendo um encontro bastante dinâmico, levou bem em consideração a Oração, a Formação, e a vivência Fraterna. Em nossos momentos de orações, contamos com a dinamicidade dos Aspirantes, estes que prepararam momentos de profunda intimidade com o Senhor, a partir de momentos de espiritualidade com sobriedade. Com a oração diante da Cruz de São Damião na noite da sexta-feira (24), iniciamos nosso encontro.

No sábado (25), rezamos logo pela manhã o Ofício Divino das Comunidades, dia este em que comemoramos a Solenidade da Anunciação do Senhor. A noite rezamos o terço e participamos da Santa Missa em comemoração aos 62 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e presença Franciscana. Neste dia tivemos uma programação lúdica, assistimos um filme e a tarde houve um momento formativo partindo do filme como guia reflexivo. Findamos a noite com o Recreio Fraterno, um momento descontraído de lazer e convivência.

O domingo (26) foi marcado com as conversas particulares de cada jovem/rapaz vocacionado. Iniciamos o dia com um momento de oração vocacional, em consonância com o ano vocacional, enaltecendo nosso grande chamado e bem como nos impulsionando a responder de maneira destemida à aquele que nos chama.

Depois do café da manhã, nós aspirantes e vocacionados tivemos um momento muito rico de partilha vocacional. Durante a missa das 10h, fomos todos apresentados para a comunidade paroquial, que se mostrou animada com a resposta de cada jovem. Em todos os dias tivemos momentos ricos de convivência em torno a mesa, durante as refeições, concluindo o encontro com o almoço deste domingo (26).

Sentimos todos os jovens animados em continuar esta árdua caminhada de discernimento em suas vidas. É fundamental que rezemos por cada um deles e por todas as demais vocações, para que se mantenham firmes e perseverantes no chamado que o Senhor diligentemente faz, de maneira especial, nós como filhos de São Francisco, somos convidados a sermos mensageiros da PAZ e do BEM.

Fraternalmente,

Mizael Rodrigues (Aspirante)