Relatórios do Economato e dos Secretariados marcam o 2º dia do Capítulo Custodial

Brodrowski (SP) – O segundo dia do Capítulo Custodial iniciou-se com a Santa Missa e oração das Laudes, presidida pelo confrade, Frei Mauro Luiz de Oliveira, OFM, e concelebrada por Frei Joaquim Camilo Alves, OFM e Frei Flaerdi Silvestre Valvassori, OFM, conforme a tradição de nossa entidade, antes de se alimentar corporalmente, os frades se alimentam espiritualmente na mesa da Palavra e da Eucaristia, comungando o corpo e o sangue do Senhor.

Após a celebração eucarística e o café da manhã, iniciou-se os trabalhos do dia, onde realizou-se a leitura dos relatórios do Secretariado para a Formação e os Estudos, do Secretariado para a Missão e Evangelização, bem como do Economato da Custódia.

Entre as leituras que foram proferidas pelos seus respectivos Secretários, os frades realizaram reflexões em grupos de trabalho previamente definidos, onde se elencou os pontos a serem expostos no dia de amanhã (20/11), na plenária.

Hoje (19/11) realizou-se também as “prévias” da eleição para os ofícios de Custódio, Vigário Custodial e para os quatro Conselheiros. A realização das prévias é um acontecimento importante e determinado pelos documentos da OFM para se evitar que os votos oficiais dos frades sejam demasiadamente espalhados, e que a eleição para os ofícios acima citados seja facilitada no momento para este destinado.

Após manifestarem seus votos de maneira secreta por meio de cédulas, a apuração é acompanhada por dois escrutinadores que foram são escolhidos dentre os frades e também pelo Visitador Geral, que confere cada voto que será proferido por um dos escrutinadores.

Realizada a votação e terminada as devidas reflexões sobre os relatórios apresentados no dia de hoje, os frades participaram de um momento fraterno, onde pôde-se partilhar a vida e missão que cada tem vido e experienciado.

Fraternalmente,

Equipe de Comunicação