A quarta-feira (24) foi um dia intenso para os frades de nossa Custódia. Iniciando o dia com a Oração das Laudes seguida da Santa Missa, os frades se ocuparam na primeira parte da manhã com a leitura do relatório do Secretariado para a Missão e Evangelização, feita por Frei Luiz Fernando Nunes Leite, OFM, Secretário para a Missão e Evangelização da Custódia.
Tendo ouvido o relatório, na segunda parte da manhã, os frades se dirigiram para a reflexão dos temas propostos nos grupos de trabalho, sendo realizada a partilha das reflexões logo em seguida.
Após o almoço, houve a apresentação e apreciação dos artigos dos Estatutos Particulares da Custódia, cuja a equipe instituída para este fim reconheceu a necessidade de atualização de acordo com as necessidades do tempo e as atuais reflexões de nossa Ordem. Tendo sido realizada a votação das mudanças, os frades destinaram-se a um intervalo, para que posteriormente pudesse ser eleita a nova Animação Custodial, que conduzirá a Custódia pelos próximos três anos.
Inicialmente reunidos na capela, e sob a presidência do Visitador Geral, Frei Wanderley Gomes de Figueiredo, OFM, os frades iniciaram o rito de eleição invocando o Espírito Santo, emitindo as promessas de que votariam conforme a inspiração do mesmo Espírito.
Também os escrutinadores das votações, anteriormente escolhidos pela assembleia capitular, prometeram diante de Deus e do Visitador Geral cumprirem rigorosamente o seu papel.
A primeira eleição a ser realizada foi a de Custódio. Neste caso, conforme manda a legislação atual da Ordem, o governo geral envia uma lista tríplice com os nomes dos frades que, após a consulta aos capitulares, podem ser votados e atendem aos critérios pré-estabelecidos.
Para este capítulo, a lista trazia o nome do Frei Fernando Aparecido dos Santos, OFM (atual Custódio), Frei Valdemir Nelo Rufino, OFM e Frei Valmir Ramos, OFM (ex-Definidor Geral da OFM para a América Latina – 2015/2021). Os frades reelegeram Frei Fernando Aparecido dos Santos, OFM, para continuar como Custódio e sequencialmente, os frades elegeram Frei Valmir Ramos, OFM para a serviço de Vigário Custodial.
Frei Fernando, OFM – Custódio Frei Valmir Ramos, OFM – Vigário Custodial
Deu-se início então a votação para conselheiros. Para este serviço são eleitos quatro frades entre os professos solenes, sendo a profissão solene o único pré-requisito para se exercer este serviço. Após a votação, conforme se é estabelecido nos documentos da OFM, foram eleitos os seguintes frades: Frei José Aécio de Oliveira Filho, OFM, Frei Sérgio Ferreira Cintra, OFM, Frei Lucas Lisi Rodrigues, OFM e Frei Valdemir Nelo Rufino, OFM.
Tendo-se encerrado as votações, os frades se dirigiram novamente à capela para o rito de posse para as quais foram eleitos. Frei Wanderley Gomes, OFM, nosso Visitador Geral, presidiu o rito e em seguida Frei Fernando, OFM, dirigiu-se aos frades explanando sua alegria em poder continuar servindo a Fraternidade Custodial, neste árduo serviço de animar e coordenar os trabalhos de toda a Custódia. Posteriormente, o Custódio reeleito dispensou a Benção sobre todos os frades.
A Fraternidade Custodial rendeu graças a Deus pela novo governo eleito cantando o “Te Deum”, e elevando a Deus suas preces e rogos pelo sucesso dessa nova equipe de animação custodial. Deus os Ilumine e o Espirito Santo lhes ensine seu santo modo de operar.
Frei Lucas de Oliveira Santos, OFM
RESUMO | 3º DIA – Capítulo Custodial (2021)
“Sob as Asas do Espírito”
Rê-Construindo a Esperança
No cantar da Vida cotidiana!
No cantar da Esperança
A Vida que fica!
A Coragem de Anunciar
O Reino da Vida!
Chamado = uma Vocação
Experiência de Vida
Amor = Doação!
O Tempo é Graça de Encontro
No Mistério Divino!
Na Singularidade de cada Irmão
Um rico Instrumento de transformação!
No Caminhar da Vida
Uma Estrada é Construída!
Ao Contemplarmos o Mistério da Cruz
Encontramos a Porta do Céu!
Disponibilidade na Missão
É sinal de Frutos de cada “dom” dos Irmãos!
No Espírito de Oração e Devoção
Os Frutos se Multiplicarão!
Liberdade de Expressão
Enriquece o Coração!
O Zelo no cuidado pela Vida
É Esperança garantida!
Cumprindo a Vontade de Deus
Se Convertem Muitos Corações!
Ao Sopro do Espírito
Mentes e Corações se Iluminam!
Sob as Asas do Espírito
Caminhamos sempre Unidos!
Feri José Antônio Alves de Souza, OFM