
Sem Justiça, não alcançaremos a paz!
O Serviço de Animação de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) dos Franciscanos Menores da Conferência do Brasil e Cone Sul vem, com profunda dor e indignação, manifestar seu repúdio à “megaoperação” ocorrida no Rio de Janeiro no último dia 29 de outubro, que resultou em centenas de mortes nas comunidades periféricas.
Como irmãos e irmãs inspirados pelo Evangelho e pela vida de São Francisco de Assis, reafirmamos nossa opção preferencial pelos pobres e pela vida, dom sagrado concedido por Deus.
“Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.” (Mt 5,9)
Francisco de Assis, homem desarmado não pactuava com a injustiça nem com a violência. Sua vida foi um testemunho de diálogo e encontro, especialmente com os marginalizados, leprosos e excluídos. À luz dessa nossa espiritualidade, denunciamos com firmeza toda ação que desrespeita o valor inalienável da vida humana, inclusive aquelas praticadas em nome da segurança pública.
Somos conscientes de que a violência armada, seja de facções criminosas ou do Estado, destrói o tecido social e agrava as feridas da exclusão, da pobreza e do preconceito. Não se constrói paz com o extermínio dos pobres, mas com justiça social, políticas públicas, educação, saúde, moradia e diálogo.
Assim, repudiamos toda forma de execução sumária, racismo estrutural e criminalização da pobreza, que continuam ceifando vidas nas periferias do nosso país. Pedimos às autoridades públicas que apurem com rigor os fatos, garantam o direito à verdade e à justiça, e assumam o compromisso com uma política de segurança que respeite os direitos humanos e promova a vida.
“Louvado sejas, meu Senhor, por aqueles que perdoam por teu amor e suportam enfermidades e tribulações. Felizes os que sustentam a paz, pois por ti, Altíssimo, serão coroados.” (Cântico das Criaturas, São Francisco de Assis)
30 de outubro de 2025
Serviço de Animação de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC)
Franciscanos Menores da Conferência do Brasil e Cone Sul
- Frei João Paulo Gabriel Mendes de Moraes, OFM – Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus;
- Frei Julio Campos Miranda, OFM – Província Franciscana Santíssima Trindade (Chile);
- Frei Carlos Alexandre da Silva Lima, OFM – Província Santa Cruz
- Frei Juan Fagioli, OFM – Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção do Rio da Prata (Argentina e Paraguai)
- Frei José Edilson Maurício dos Santos, OFM – Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil;
- Frei Lucas Espedito Izaqueu,OFM – Província Franciscana do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil;
- Frei Pedro Rodrigo Miranda Fernandes, OFM – Custódia Franciscana São Benedito da Amazônia
- Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM – Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil;
- Frei Veron Neri Alejandro, OFM – Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção do Rio da Prata (Argentina e Paraguai)
- Frei Alfredo da Cunha, OFM – Província N. Sra da Assunção – Piauí e Maranhão
- Frei Nestor Inacio Schwerz, OFM – Província São Francisco de Assis
- Frei Maximiliano Ruiz, OFM – Província São Francisco Solano (Argentina)









