Catalão (GO) – Impulsionados pelo espírito do carisma franciscano em viver a Fraternidade, o Ministro Geral, Frei Massimo Fusarelli, OFM e Frei César Külkamp, OFM, Definidor Geral para a América Latina partiram na manhã deste domingo (19) junto do Custódio, Frei Fernando Ap. dos Santos, OFM e do Secretário para a Formação e os Estudos, Frei Valdemir Nelo Rufino, OFM, para o Noviciado Comum Internacional de Catalão/GO.
Berço que gera novos frades para a Ordem, a casa do noviciado é um lugar que exala a essência do carisma, neste caso do carisma franciscano. É o fundamento sobre o qual se constrói a verdadeira decisão e caminhada franciscana. É um ano privilegiado em que se intensificam os exercícios da vida franciscana, em que o ideal de São Francisco deve tomar forma naquele que quer ser seu seguidor. Uma vida de oração, trabalho, estudos, reflexão, confronto consigo e com o ideal a ser abraçado, com os confrades, são as exigências do noviciado.
A atual casa de noviciado está localizada na Fazenda São Boaventura, em Catalão/GO, desde janeiro de 1983; fraternidade essa pertencente à Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil (GO, TO e DF) e a partir do ano de 2002, por determinação do Governo Geral da Ordem dos Frades Menores, em diálogo com os Custódios e Provincial, o mesmo começou a ser realizado juntamente com a Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora (MT e MS) e a Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus (SP e MG), dando início assim ao Noviciado Comum.
Neste ano (2023), a experiência do Noviciado Comum se enriqueceu com novas entidades presentes na composição do Coetus Formatorum, bem como no envio de frades para a vivência da etapa do noviciado. Tornou-se um noviciado internacional, pois agora além das três entidades acima citadas, contam também com a presença da Província da Santíssima Trindade (Chile) e da Província da Assunção da Santíssima Virgem do Rio da Prata (Argentina e Paraguai).
Frei Massimo, OFM e Frei César, OFM chegaram no Noviciado Comum e logo já foram acolhidos de maneira calorosa e alegre, com um canto preparado pelos noviços que ali residem. O almoço também contou com a presença do Custódio da Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora (MT e MS), Frei Rogério de Viterbo, OFM e do Provincial da Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil (GO, TO e DF), sendo preparado com muito carinho e zelo pelos próprios noviços e benfeitores da Fraternidade Local.
Mesmo com uma viagem de quase 6 horas, os confrades tiveram a agenda preenchida com encontros e momentos de partilhas com os noviços e confrades formadores. No primeiro momento, o Ministro Geral se reuniu com todos os noviços, onde na oportunidade exortou a aproveitarem a etapa presente, vivendo com intensidade a beleza e riqueza desta etapa que gera o frade menor para a Ordem, Igreja e para todo o povo de Deus, como homens consagrados.
“Tivemos uma conversa frutífera e emocionante, pois o Ministro Geral nos mostrou a sua preocupação para com todos nós frades noviços e com a Ordem, ressaltando o seu desejo em deixar uma Ordem mais leve, no que diz respeito as estruturas”, partilhou o Frei Lucas Souza, OFM, noviço da Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil (GO, TO e DF). “Um encontro proveitoso e que nos motivou enquanto Ordem a ter esperança e vivência fraterna, destacando que o importante não são as estruturas e sim a vivência fraterna e vocacional”, destacou o chileno, Frei Rafael Meza, OFM, noviço da Província da Santíssima Trindade (Chile).
“O que mais me chamou a atenção na conversa que tivemos com o Frei Massimo, OFM, Ministro Geral, foi a sua indagação acerca das nossas perspectivas para o futuro: nossos projetos, sonhos, etc. Um momento muito rico e que se tornou para mim um momento de graça, de modo especial na etapa que atualmente vivo”, partilhou Frei Ariel Altman Garcia, OFM, noviço de nossa Custódia.
Terminado o momento com os frades noviços, o Ministro Geral e o Definidor Geral se encontraram com os confrades que compõem o Coetus Formatorum, os Custódios e Provinciais que acompanham o Noviciado Comum, para partilha dos trabalhos desenvolvidos na respectiva fraternidade e etapa de formação.
A noite foi iniciada com a celebração da Santa Missa presidida pelo Frei Massimo Fusarelli, OFM. Na oportunidade presenteou cada frade com um fascículo da Regra Bulada e um tau. Para o noviciado, o Ministro Geral presentou a Fraternidade Permanente com o selo da Ordem dos Frades Menores, por ocasião dos 40 anos de existência desta casa de noviciado, sendo agora um Noviciado Comum e também internacional.
Após a celebração os frades celebraram a vida, vocação e presença destes irmãos na Fraternidade. Ambos seguiram viagem na segunda-feira (20) logo pela manhã, rumo ao Convento Santa Maria dos Anjos, em Franca/SP. Rogamos a Deus que continue abençoando a visita do Sucessor de São Francisco à Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus.
Fraternalmente,
Frei Alef Henrique Pavini, OFM