Iº Encontro Interprovincial de Postulantes das entidades que compõem o Noviciado Comum de Catalão/GO foi realizado em Franca/SP

Entre os dias 18 e 25 de abril, aconteceu na casa do postulantado, Convento Santa Maria dos Anjos de Franca/SP, o “1º Encontro Interprovincial de Postulantes – 2021”. Este encontro acontece ao menos três vezes no ano, onde os postulantes das três entidades que compõem o noviciado comum, a saber: Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus (SP e MG), Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora (MT e MS) e a Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil (GO/TO e DF); podem conviver, trocar experiências, se conhecerem, entrosarem, considerando que realizarão juntos a etapa seguinte da formação, o noviciado. Todavia, não é só isso. É semana de muito trabalho, formação e aprendizado.

Esse 1º Interprovincial, contou com a participação de sete postulantes da Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil (GO/TO e DF), quatro de nossa Custódia e, por conta da pandemia, os três da Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora (MT e MS) participaram por videoconferência de todos os momentos de formação. Foram boas manhãs de muito trabalho, muita alegria e suor. Tardes de Formação e autoconhecimento com as psicólogas convidadas: Luciana, Taciana e Edimara; na formação humana e, ainda, a participação extrovertida de nosso confrade Frei Wagner Gleyson Theodoro, OFM (Pároco da Paróquia Santo Antônio Maria Claret e Frei Galvão de Ribeirão Preto/SP), tratando de forma leve o tema da Sexualidade Humana.

Além do trabalho e da formação, para completar a vida e vivência fraterna: a diversão. Conversas e mais conversas, assuntos que não acabavam nunca, fazia dos dias mais leves e esquentava os corações nas noites frias de Franca. Teve fogueira, luau ao som de um violão, compartilhado entre os que sabiam tocar, biscoito e muito chá. Um dia inteiro de banho nas águas calmas a beira da Represa Estreito, e Pedregulho/SP.

Foram dias de muita oração, também. Não existe religioso sem a prontidão na oração. Três equipes se revezavam no preparo da liturgia do dia e dos momentos de oração. Todos os dias começaram com a Santa Missa e durante as horas do dia houve outras oportunidades de rezarmos juntos: na adoração ao Santíssimo Sacramento, no Ofício Divino das Comunidades, Vésperas, Lucernário, Meditação e Oração Pessoal.

No dia 25, domingo, dia do Senhor, com o café da manhã chegou ao fim este nosso 1º Encontro Interprovincial de Postulantes deste ano; ficando em todos os que participaram, o sentimento de saudade e a grata esperança de em breve, muito em breve, todos se encontrarem novamente. Os portões de entrada do Convento Santa Maria dos Anjos se abriram e os carros partiram entre acenos de adeus e sorrisos de até breve.

José Carlos Costa Santos (Postulante)

Papa Francisco no Angelus: a nós cabe semear, mas a força da semente é divina

11º Domingo do Tempo Comum: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus?”

Mensagem do Custódio e do Ministro Geral em ocasião da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Visitador Geral foi acolhido pela Fraternidade de Marília/SP para a Visita Canônica

Papa Francisco na Audiência Geral: a oração é o respiro da vida

Papa Francisco no Angelus: a Eucaristia não é o prêmio dos santos, mas o pão dos pecadores

10º Domingo do Tempo Comum: “Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe!”

Papa Francisco na Audiência Geral: a oração de Jesus por todos nós não cessa