Queridos irmãos e irmãs, PAZ e BEM!
É com grande alegria que a nossa Fraternidade Custodial na próxima segunda-feira (01), reunida estará na Paróquia Santo Antônio Maria Claret e Frei Galvão de Ribeirão Preto/SP, para a celebração eucarística onde o nosso confrade, Frei Lucas de Oliveira Santos, OFM será ordenado diácono, pela “Imposição das Mãos e Prece de Ordenação” de Dom Moacir Silva, Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto/SP.
Por isso, a Equipe de Comunicação de nossa Custódia, entrou em contato com o referido confrade para entrevistá-lo e assim, partilhar com todos vocês, nossos amigos e benfeitores, um pouco desta trajetória de vida e vocação.
Acompanhe conosco!
CONHECENDO UM POUCO DE SUA VIDA E VOCAÇÃO
Equipe de Comunicação – Conte-nos um pouco da sua história e vocação!
Frei Lucas, OFM – Eu nasci em 26 de agosto de 1992 em Afonso Cláudio/ES. Vivi toda a minha infância e adolescência no Bairro São Vicente, recebi os sacramentos da Iniciação Cristã na Comunidade Católica do meu bairro, a Comunidade São Vicente de Paulo, onde posteriormente tornei-me catequista. Aos 12 anos, ingressei no Grupo de Coroinhas da Comunidade Matriz da Paróquia São Sebastião do Alto Guandu de Afonso Cláudio/ES, onde servi por 8 anos.
Concluí o Ensino Médio na Escola Estadual “Afonso Cláudio”, popularmente conhecida como Ginásio e paralelamente ao último ano do ensino médio, no ano de 2009, dirigi-me ao acompanhamento vocacional franciscano com os Frades do Convento da Penha, em Vila Velha/ES.
Em 2010, ganhei uma bolsa integral no Programa Universidade Para Todos (ProUni), do Governo Federal, para cursar Licenciatura em Filosofia na Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo, curso que terminei em dezembro de 2012.
Finalmente em 2013, ingressei no processo formativo da Ordem dos Frades Menores através da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, residindo em São Paulo/SP e em Agudos/SP. Em 2014 iniciei o Postulantado em Guaratinguetá/SP, onde permaneci até julho daquele ano, quando de comum acordo com os formadores, decidi interromper o processo formativo.
Ao deixar a formação cursei dois cursos de pós-graduação: um em Psicopedagogia Institucional e outro em Docência do Ensino Superior, no restante do ano de 2014 e no primeiro semestre de 2015, dediquei-me a lecionar na “Faculdade Ateneu” em Vila Velha/ES, nos Cursos de Pedagogia e Licenciatura em Matemática, fui docente em alguns cursos de pós-graduação na mesma instituição e coordenou por três meses o setor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da referida Faculdade.
Em setembro de 2015, abandonei a docência e retornei ao processo formativo da Ordem dos Frades Menores, desta vez na Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, Residindo em Olímpia/SP, onde fiz adaptação à turma com a qual caminharia. Em 2016, realizou o Postulantado em Franca/SP e no dia 03 de janeiro de 2017 fui revestido do santo hábito franciscano e iniciei o meu ano de noviciado em Catalão/GO, cidade na qual professei meus primeiros votos em 03 de janeiro de 2018.
Em 2018 iniciei o curso de Teologia na Faculdade João Paulo II, residindo na casa de pós-noviciado em Marília/SP, onde permaneci também no ano de 2019. Em 2020, tranquei o curso de Teologia a pedido do Conselho do Secretariado para a Formação e os Estudos e fui transferido novamente para Franca/SP para realizar meu ano missionário no Convento Santa Maria dos Anjos, trabalhando no Pró-Vocações Franciscanas e colaborando na formação dos postulantes.
Em 2021, dei sequência ao Curso de Teologia residindo em Garça/SP e em 2022 fui transferido para Ribeirão Preto/SP, onde resido atualmente e colaboro com a Fraternidade Local e Custodial como Assistente da JUFRA de Ribeirão Preto, membro do Serviço de Animação Vocacional, Promotor Vocacional Local e coordenador da frente de Juventudes do Secretariado para a Evangelização e Missão de nossa Custódia.
Equipe de Comunicação – O que o Frei Lucas está pedindo a Igreja e a sua Fraternidade Franciscana é a Ordenação Diaconal. Explique-nos um pouco sobre isso e qual o sentido dela para o Frade Menor?
Frei Lucas, OFM – Eu, desde minha infância, sempre me senti chamado ao ministério ordenado, e assumir o diaconato transitório, o primeiro grau do Sacramento da Ordem, nesse momento da minha vida, complementa minha ação junto à fraternidade na qual resido e na missão que nos foi confiada. O contato pastoral com o povo de Deus foi algo que sempre me cativou e fez com que meu coração ardesse e por isso, creio que desempenhar o ministério ordenado no serviço ao povo de Deus será uma grande alegria para mim.
Equipe de Comunicação – Qual sentido de fé e a relação da Igreja em sua vida?
Frei Lucas, OFM – Eu não conseguiria narrar a história da minha vida sem tocar no critério religioso. Todas as escolhas que fiz na minha vida foram a partir de minha fé, da força espiritual que se manteve viva, fazendo meu coração arder e impulsionando meus passos para, vencendo gradativamente às dificuldades, eu pudesse responder ao chamado que recebi.
Equipe de Comunicação – O que diria para um jovem que deseja ingressar na Vida Religiosa hoje?
Frei Lucas, OFM – Se você se sente chamado, venha partilhar a vida conosco! Não há para onde fugir ou se esconder, Deus sempre nos promoverá em “reencontro” com o chamado. E tenha certeza de uma coisa: quanto antes melhor! Nós sempre vamos achar que não estamos prontos, mas é exatamente assim que ele nos quer. Ele é quem completará em nós a obra começada em nossa criação.
CONVITE
Agradecidos a Deus pelo vida deste irmão, desejamos perseverança em sua vida e vocação. Que Deus, por intercessão de São Francisco e Santa Clara, ajude o Frei Lucas Oliveira, OFM cotidianamente em vosso serviço e missão.
Equipe de Comunicação