Na manhã de ontem, segunda-feira (01), dia em que a Igreja celebrou a Memória de São José Operário e vivencia o tempo litúrgico da Páscoa, Frei Lucas de Oliveira Santos, OFM, frade de nossa Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, foi Ordenado Diácono pela imposição das mãos do Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto/SP, Dom Moacir Silva.
Frei Lucas, OFM escolheu como lema para seu ministério diaconal: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele!” extraído do Evangelho de São Lucas (10, 33-34). Foi o evangelho do Bom Samaritano que o ordenando escolheu como expiração para esse dia em que se dispõe a entregar sua vida por meio do ministério do qual sente chamado.
Dom Moacir frisou bem em sua homilia quando trouxe à luz do Evangelho que o Bom Samaritano é o exemplo do ser cristão, do ser um diácono, no caso em que estava celebrando, por isso o ser bom é o caráter primordial de um diácono, além dos serviços que esse deve prestar ao Altar, a Palavra e o Serviço aos necessitados.
Muitos foram os que participaram dessa celebração, advindos de várias paróquias evangelizadas pelos frades da Custódia como: Marília/SP, Garça/SP, Olímpia/SP, Franca/SP, Uberaba/MG e vários outros confrades, diáconos e padres amigos do confrade ordenando. De modo especial, Frei Lucas, OFM ficou contentíssimo pela presença do seu povo da cidade de origem, Afonso Cláudio/ES. A presença de seus pais, avó, irmão e parentes foi muito significativa e emocionante para o ordenando que chorou e abraçou a cada um com muito afeto e carinho.
A alegria foi contagiante e se fez presente em todo o momento da celebração, também com belos cantos, uma simplicidade na celebração como um todo, deixando com que o mistério da Paixão do Senhor fosse primordial e do qual todos os presentes e principalmente o neo-diácono louvassem o Senhor que é o Verdadeiro e Bom Pastor.
Ao final, como de costume, Frei Lucas, OFM fez os agradecimentos, destacando o apoio e ajuda para que essa celebração acontecesse. A Fraternidade local, junto com os paroquianos da Paróquia Santo Antônio Maria Claret e Frei Galvão ofereceram um delicioso almoço aos presentes, com músicas ao vivo que na ocasião foi coroada, esse momento, com fraternas amizades, reencontros e boas conversas.
Que Deus na sua infinita bondade ajude a caminhada ministerial desse irmão e que o Seráfico pai São Francisco seja-lhe referência neste serviço agora abraçado. Bênçãos e graças divina derrame sobre Frei Lucas e bom diaconato ao serviço de Deus e do seu povo, especialmente os necessitados que são os seus preferidos.
Toda PAZ e BEM da parte de Deus que é amor!
Frei Suelton Costa de Oliveira, OFM
Créditos/Imagens: K2 Fotografias (Ribeirão Preto/SP)