Frei Alef Pavini, OFM será ordenado sacerdote na próxima sexta-feira (02)

Frei Alef Henrique Pavini, OFM

Queridos irmãos e irmãs, PAZ e BEM!

É com grande alegria que a nossa Fraternidade Custodial na próxima sexta-feira (02), reunida estará na Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Bebedouro/SP, para a celebração eucarística onde o nosso confrade, Frei Alef Henrique Pavini, OFM será ordenado sacerdote, pela “Imposição das Mãos e Prece de Ordenação” de Dom Frei Irineu Andreassa, OFM, Bispo Diocesano de Ituiutaba/MG.

Por isso, a Equipe de Comunicação de nossa Custódia, entrou em contato com o referido confrade para entrevistá-lo e assim, partilhar com todos vocês, nossos amigos e benfeitores, um pouco desta trajetória de vida e vocação.

Acompanhe conosco!


CONHECENDO UM POUCO DE SUA VIDA E VOCAÇÃO

Fonte: Arquivo Pessoal – Frei Alef Henrique Pavini, OFM

Equipe de Comunicação – Conte-nos um pouco da sua história e vocação!

Frei Alef, OFM – Sou filho de Pedro Rogério Pavini e Rosimara Railda Lindolpho e nasci no dia 31 de janeiro de 1994, em Bebedouro/SP. Recebi os Sacramentos da Iniciação Cristã na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e lá residi até os meus dezessete anos, cursando os Ensinos Fundamental e Médio.

Desde pequeno morei com minha avó paterna, D. Antônia Aparecida dos Reis Pavini. Em 2012 deixei a casa dela para entrar na Vida Religiosa Franciscana, iniciando o Aspirantado no Convento São Boaventura de Olímpia/SP. No início de 2013 fui transferido para o Postulantado, no Convento Santa Maria dos Anjos em Franca/SP.

O meu Noviciado aconteceu na fraternidade comum em Catalão/GO nos anos de 2013 a 2014, professando os meus primeiros votos em 21 de outubro de 2014. Cursei Filosofia em Marília/SP, pela FAJOPA (Faculdade João Paulo II), me formando em dezembro de 2017. No ano de 2018 tive a oportunidade de vivenciar o ano apostólico em duas entidades diferentes da Ordem no Brasil. De janeiro a agosto em Itaituba/PA (Custódia São Benedito da Amazônia) e de agosto a novembro em Canindé/CE (Província Santo Antônio do Brasil), mudando no ano seguinte para Garça/SP, para cursar Teologia.

Professei os Votos Solenes em Franca/SP no dia 10 de julho de 2020 e fui Ordenado Diácono no dia 23 de julho de 2021, em Marília/SP. Atualmente resido na Fraternidade Santa Maria dos Anjos, em Franca/SP, onde colaboro na formação dos Aspirantes e Postulantes, bem como, colaboro nos serviços pastorais junto ao povo de Deus na Paróquia São Judas Tadeu. Sou responsável pela Equipe de Comunicação de nossa Custódia e exerço o serviço de Secretário e Vice-Ecônomo Custodial.

Minha vocação foi despertada desde muito cedo, quando ainda aos 11 anos dei início ao acompanhamento vocacional com os Frades Franciscanos. “Permanecei no meu amor” (Jo 15, 9) foi o lema que escolhi como propósito de vida para a missão sacerdotal que logo mais me será confiada, como religioso franciscano.

Equipe de Comunicação – O que o Frei Alef está pedindo a Igreja e a sua Fraternidade Franciscana é a Ordenação Presbiteral. Explique-nos um pouco sobre isso e qual o sentido dela para o Frade Menor?

Frei Alef, OFM – A Ordenação Presbiteral é o segundo grau do sacramento da Ordem. Para o Frade Menores, a essência é viver dois grandes valores: a Fraternidade e a Minoridade. Um sacerdote não consegue bem viver o ministério se não souber ser menor, simples. Ser um frade irmão sacerdote, exige disponibilidade à escuta e cuidado para os com irmãos e irmãs que nos procuram, de modo especial para os sacramentos. Perseverar como frade neste ministério, somente é possível com a graça de Deus, bem como da vivência real da eucaristia em nosso dia-a-dia.

Equipe de Comunicação – Qual sentido de fé e a relação da Igreja em sua vida?

Frei Alef, OFM – Vocação é algo divino, algo que somente pela fé conseguimos compreender tal grandeza. Quando buscamos nos conhecer pessoalmente, percebemos o quão frágil somos e então surge a possível indagação: “Por que eu Senhor?”. Somente pela fé compreendemos que a resposta é simples: é justamente por nossas limitações que Deus quer deixar a graça dele agir, fazendo de nós meros instrumentos para o cumprimento de sua vontade.

Equipe de Comunicação – O que diria para um jovem que deseja ingressar na Vida Religiosa hoje?

Frei Alef, OFM – A você jovem, que sente arder no coração o chamado de Deus em sua vida, não hesite em responder com sinceridade e verdadeira busca, mesmo diante das próprias limitações. Se Deus chama, basta respondermos, pois com sua graça, preparados seremos a sempre estarmos em Seu santo serviço, em prol do povo de Deus.


CONVITE


Agradecidos a Deus pelo vida deste irmão, desejamos perseverança em sua vida e vocação. Que Deus, por intercessão de São Francisco e Santa Clara, ajude o Frei Alef, OFM cotidianamente em vosso trabalho e missão.

Equipe de Comunicação