Fraternidade de Capaccio/Itália completa 2 anos de missão

Convento Santo Antônio – Capaccio/Itália

Foi um longo percurso até chegarmos na cidade de Capaccio Capoluogo no dia 14 de setembro de 2018, situado na Província de Salerno de frente ao Mar Tirreno, e aqui nos firmarmos para darmos início a vida e missão nos moldes dos Santos Evangelhos e com espiritualidade franciscana.

A expectativa criada aqui onde deveríamos vir se transformou, com a chegada dos primeiros frades (Frei Patrick, Frei Neco e Frei Pedro) e suas presenças, numa realidade fecunda, tanto na vida interna da Fraternidade vida de oração, convivência fraterna, uma vida de partilha, de pobreza franciscana, capítulos locais, passeio em fraternidade, e tudo isso fazemos com opção de vida franciscana.

Quanto tornou-se fecunda também a nossa vida apostólica: projetos com os migrantes, assistência aos mais pobres, aos enfermos; em julho de 2019, assumimos as Paróquias de Capaccio, com Frei Flaerdi como pároco, e de Monteforte (cidade vizinha – 15 Km) com Frei Patrick como pároco, e outros serviços pastorais. Com a Família Franciscana, reestruturamos a OFS local com formações, retiros e animação fraterno/missionária. Estreitamos os laços com a OFS de Capaccio Scalo (cidade vizinha – 10 Km), tudo isso realizado com muita alegria e muito vigor de frades brasileiros. Em outubro de 2019, Frei Pedro deixou a fraternidade para assumir a missão da Ordem dos Frades Menores na Amazônia peruana. Em fevereiro de 2020, a fraternidade ganhou outro confrade para colaborar, sendo ele Frei Suelton.

O ano de 2020 não iniciou muito bem, veio o COVID-19 que se espalhou em toda a Itália. No período de isolamento, por conta do Vírus, nos dedicamos diariamente a reza do Santo Rosário, Santa Missa e nos aproximamos do povo por meio das redes sociais transmitindo todas as celebrações. No Domingo de Ramos saímos pelas ruas da cidade de Capaccio com o Santíssimo Sacramento abençoando-a e oferecendo todo nosso apoio, oração e conforto. Na ocasião, podemos ver tantos e tantos rostos banhados em lágrimas demostrando dois sentimentos: de tristeza, por conta do momento muito delicado de pandemia, e de alegria por sentissem confortados pela presença real do Deus uno e trino.

Foto antiga do Convento Santo Antônio – Capaccio/Itália

Nossa presença despertou esperanças vitais. Destacamos, especialmente, a realidade do nosso trabalho aos migrantes como na entrega de comidas, roupas, calçados, móveis e várias outras necessidades particulares e comunitários. Uma maneira de fazê-los sentirem-se valorizados, acolhidos e integrados no tecido social. Os migrantes sempre veem através do Mar Mediterrâneo de várias formas inimagináveis, entram no país por meio das Ilhas de Malta e Sicília, e pela região da Calabria. Assim, se espalham em busca de dignidade, comida, emprego e paz, pois nas suas pátrias não conseguem a mínina condição de sobrevivência. Durante o tempo da Pandemia, nossa fraternidade e a fraternidade da OFS realizamos a confecção de máscaras, e junto com a Paroquia de Capaccio realizamos as entregas para os migrantes.

A nossa missão, desde o projeto inicial, segue as orientações do Papa Francisco de ser igreja em saída, de sair do comodismo e de ser anunciadores da Alegria do Evangelho. Buscamos ser presença espiritual, acolhedora e orientadora; de gratidão aos nossos antepassados confrades italianos missionários no Brasil, de oportuno espaço formativo para nossa Custódia (Idioma, cultura, estudos, espiritualidade, franciscanismo, missão), bem como de outras formas de ajudas; E, desejamos ardentimente, realizar junto com nossa Custódia e toda a comunidade capacesa uma Semana Missionária Franciscana, fica o convite e o forte desejo de todos nós.

Pedimos a todos e todas que rezem por cada frade, pela nossa Ordem e toda a Família Franciscana, de modo particular, pedimos a você que rezem por nossa missão aqui de Capaccio e por nossa Custódia Franciscana com sede no Brasil.

Abraços fraterno em Cristo, Francisco e Clara de Assis, da Fraternidade Franciscana de Santo Antônio em Capaccio/Itália.

Paz e Bem!

Fraternidade – Capaccio/Itália

Últimas Notícias

Dom Paulo: “Frades cultivem a vida fraterna!”

Segundo dia do retiro é marcado pelo convite a buscar a misericóridia de Deus, por meio do sacramento da penitência!

Frades se reúnem no Convento Santa Maria dos Anjos de Franca/SP, para o Retiro Custodial

29º Domingo do Tempo Comum: “O Ensinamento de Jesus é para que os seus seguidores sejam livres da dependência d poder econômico e do poder político!”

SAV se reúne em Olímpia/SP para planejamento dos próximos encontros

Rumo à JMJ Lisboa 2023: apresentado o logotipo!