Frades oferecem ‘Encontro de Espiritualidade Franciscana’ no Educandário Santo Antônio de Bebedouro/SP

Na manhã desta quarta-feira (03), aconteceu no Educandário Santo Antônio de Bebedouro/SP, uma manhã de Espiritualidade Franciscana para todos os colaboradores da instituição. Frei Fernando Aparecido, OFM, custódio, Frei José Luiz da Costa, OFM, Frei Suelton Costa de Oliveira, OFM e Frei André Luis dos Santos, OFM conduziram todo o momento, contando também com a grande contribuição de Mailla Oliveira, representante dos leigos e atuante no Secretariado para Missão e Evangelização de nossa Custódia.

No intuito de instigá-los a iniciar o segundo semestre vigorados e inspirados nos valores humanos e franciscanos, cada um dos participantes tiveram a oportunidade de dedicarem-se a esse tempo especial. O objetivo foi de fomentar um clima sadio e salutar de encontro, mútua cooperação, respeito, solidariedade e potencialização dos pontos fortes tanto da instituição, quanto de cada colaborador e colaboradora.

O encontro aconteceu com vários momentos fortes: de autoconhecimento, da presença divina e de relações interpessoal. No propósito de ajudar os integrantes à busca profunda do sentido da vida. Os espaços foram muito bem utilizados e organizados.

No primeiro momento, aconteceu no refeitório, onde Frei José Luiz levou-os a perceberem, fazendo uma analogia, que “a porta de entrada do Educandário está aberta para acolher cada um dos colaboradores, assim também sejamos nós: abertos para abraçar essa instituição e abertos para acolher cada criança e adolescente que vem a esse lugar buscar algo de bom”.

Na quadra, segundo momento, Mailla movimentou os partícipes ao autoconhecimento, dinamizou o momento conduzindo-os a colocarem em uma folha de papel coisas boas e ruins existentes em suas vidas, mostrando-os a perceberem o que de fato os ajudam e constroem como pessoa e o que não facilita nessa obra.

No bosque, onde Frei Suelton dirigiu o terceiro momento, refletiu com todos  “Quem é Jesus?”, inspirado no Evangelho de Mateus 16, 13-17. Frei André concluiu com uma dinâmica no qual os levo-os para a necessidade da escuta atenta ao que Deus nos fala e ao que nosso interior nos induz. Frei Fernando pediu, nesse momento final que fizessem um momento a sós de deserto, onde se colocassem diante do Criador e refletissem até então o que foi realizado.

Voltando de um breve cafezinho, Frei Fernando foi concluindo o Encontro de Espiritualidade Franciscana com leituras bíblicas e meditações do Papa Francisco, fazendo alusão a missão própria do Educandário. O Custódio levou-os a compreensão de que eles são importantes para o Educandário e que a instituição busca contribuir para a realização profissional de cada um, mas também sem as crianças e sem a mútua relação com os companheiros de trabalho nada flui, nada gera vida e nem brota frutos, se não acontecer aquilo que é próprio da missão da instituição: “O Educandário tem a seguinte missão, atuar na formação de crianças e adolescentes em situação de risco e no fortalecimento familiar de modo a desenvolver o pleno exercício da cidadania, na transformação do meio em que vivem”. 

Por fim, Frei José Luiz conduziu cada um e cada uma para um momento de perdão pelas faltas e deslizes que podem ter acontecido até então dentro do Educandário entre seus colaboradores/as. Preparou um momento de lavar as mãos, simbolizando a limpeza e pureza daquilo que atrapalha a missão, pois “o Educandário é um lugar sagrado de amor e perdão, de acolhida e misericórdia”.

Com muita alegria, o Encontro foi concluído com partilhas de pensamentos positivos. Um almoço também foi oferecido para coroar o momento de convivência e espiritualidade. Que Deus abençoe cada um e cada uma, seus trabalhos em prol do menor vulnerável e carente, e todo o Educandário Santo Antônio.

PAZ e BEM!

Frei Suelton Costa de Oliveira, OFM