Os frades da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus estiveram reunidos durante esta semana (24 a 28 de janeiro), no Convento Santa Maria dos Anjos de Franca/SP, para o Retiro Custodial deste ano.
O assessor convidado foi o Frei Arno Frelich, OFM, frade da Província Franciscana de São Francisco de Assis (RS), mestre em Teologia Sistemática; que refletiu acerca da “Regra Não-Bulada” com os frades.
O retiro contou com a presença da maioria dos frades de nossa Custódia de maneira presencial e também contou com alguns em modo remoto via google meet, uma vez que as colocações do assessor foram abertas/transmitidas.
No decorrer da semana, os frades participaram das orações das laudes, das vésperas, das missas, da coroa franciscana, bem como se recrearam fraternalmente. Todos os momentos de oração e fraternidade, os postulantes estiveram juntos.
Em uma das colocações, Frei Arno, OFM destacou a importância do zelo e do cuidado dos frades, uns para com os outros. Ser e fazer fraternidade, suas exigências, alegrias e fragilidades. A realização de ser um religioso franciscano se dá pelo serviço à e na Fraternidade.
“O Retiro Custodial contendo a Regra Não-Bulada como temática, é um momento propício para que cada irmão, bem como a Fraternidade Custodial, possa beber da espiritualidade das origens, renovar as forças para a vida e missão. É uma benção de 800 anos que repousa na Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus”, diz Frei Arno, OFM, ao relatar a importância de assessorar este retiro aos nossos frades.
Desde já a nossa Fraternidade Custodial agradece a disponibilidade e presença fraterna do Frei Arno, OFM entre nós. Que Deus continue abençoando a sua vida e vocação, lhe dando sempre a graça da perseverança.
Fraternalmente,
Equipe de Comunicação